Livro sobre gastronomia na virada do século 19 é novidade na biblioteca da FSP

A partir do olhar de Machado de Assis, o livro apresenta o cenário gastronômico do Rio de Janeiro do final do século 19 e início do 20.

Machado de Assis – relíquias culinárias, da cientista social Rosa Belluzzo, é a novidade do acervo da biblioteca da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Pesquisadora no campo da antropologia cultural e história da alimentação, Rosa apresenta no livro o cenário gastronômico do Rio de Janeiro do final do século 19 e início do 20, a partir do olhar de Machado de Assis. Frequentador assíduo das confeitarias espalhadas pelo centro carioca, o fundador da Academia Brasileira de Letras viveu e documentou as grandes transformações da sociedade fluminense.

Detalhado e ilustrado, o livro de Rosa Belluzzo entrelaça a história da gastronomia e seus desdobramentos culturais com um inventário de receitas da época, apresentando os registros desses novos hábitos culinários na obra machadiana. A partir dos textos de Machado de Assis, a autora revisita as impressões e os sabores que o escritor experimentou, entre os quais a manteiga francesa e a batata-inglesa. Os novos hábitos à mesa de uma sociedade que se urbanizava rapidamente foram registrados tanto pelo Machado romancista quanto pelo cronista, como serviço de mesa à francesa, destacado no conto As bodas do Dr. Duarte, e a contratação de cozinheiros estrangeiros, relatada na obra Quincas Borba.

Observando e participando ativamente da incipiente vida cultural da principal cidade do país, Machado assistiu ao florescimento de cafés, restaurantes e confeitarias que surgiram ao longo do processo de transformação do Império em República, e que contribuiu para a sofisticação gastronômica da elite carioca. Com farta iconografia da época, Machado de Assis – relíquias culinárias também mapeia a história cultural do Rio de Janeiro, dando ao leitor de hoje um panorama das inovações socioculturais geradas entre o final do Segundo Império e a nascente República.

A lista completa de novidades do acervo da biblioteca pode ser acessada neste link.

Mais informações: site http://bibfsp.blogspot.com.br/

Scroll to top