Pró-Reitora de Cultura e Extensão comenta a obra de Domenico de Masi

A Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, participou na última terça-feira, dia 19 de março, de um encontro com o sociólogo italiano Domenico de Masi, no Colégio Dante Alighieri. Eles discutiram o tema: “Escola do Futuro: como preparar os educadores para desenvolver as competências necessárias em seus alunos para um mundo em constante transformação”.

A professora do Departamento de Sociologia da USP, convidada para comentar o trabalho de Masi, definiu o sociólogo como “um otimista em relação ao desenvolvimento humano e da sociedade”.

Maria Arminda ressaltou que 2/3 de todo trabalho realizado atualmente é intelectual. “Observamos hoje uma ampliação do domínio do tempo, do lugar e dos modos de produção do trabalho”. Conhecido pelo livro O ócio criativo, o professor de Sociologia das Profissões na Universidade La Sapienza defende a “redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder” e a ideia de ócio criativo, que não significa tempo livre, e sim um trabalho intelectual voltado para a produção de conhecimento, geração de riquezas e bem-estar.

Para a Pró-Reitora, as redes informacionais, tema do trabalho de Masi, são a “grande questão do mundo contemporâneo”. O sociólogo acredita que surgimento das novas tecnologias nas empresas e indústrias obriga a um novo modelo de trabalho, que deve estimular a criatividade. Maria Arminda alerta, contudo, que o acesso às tecnologias nem sempre é libertador, muitas vezes tende a nos “aprisionar”.

Mais informações:  (11) 3091-3250, email veronica.cristo@usp.br