Revista MATRIZes da ECA lança novo volume

Trata-se de uma publicação aberta às reflexões sobre culturas e linguagens midiáticas e suas implicações sócio-políticas e cognitivas.

Foi lançada a quinta edição da revista MATRIZes, um periódico da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, destinado à publicação de estudos sobre a comunicação. Recebe de alunos pesquisas teóricas e empíricas sobre processos comunicativos, meios e mediações nas interações sociais, num horizonte transdisciplinar. No limite, busca ser um espaço de debates das diferentes perspectivas do campo da Comunicação.

A edição trouxe os seguintes artigos:

  • Comunicação: um campo em apuros teóricos, por Muniz Sodré
  • Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea, Jason Mittell
  • Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural, Stig Hjarvard
  • As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais, David Buckingham
  • A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria, Elizabeth Saad Corrêa e Daniela Bertocchi
  • O presente e o passado como processo comunicacional, Marialva Carlos Barbosa
  • Roger Chartier entrevistado por Robert Darnton
  • Quem fala na criação cultural? Notas sobre Lucien Goldmann, por Celso Frederico
  • A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?, Paula Sibilia
  • A Minissérie Capitu: Adaptação Televisiva e Antecedentes Fílmicos, Renato Luiz Pucci Junior
  • Mídia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, Beatriz Becker
  • Os bastidores da realidade e a realidade dos bastidores: efeitos de real no site JN Especial, Edson Dalmonte, Júnia Ortiz
  • Design ciberjornalístico: evolução, critérios e desafios, Ana Serrano Tellería
  • Censura em disputa e clamor pelo silêncio, Ivan Paganotti
  • Entre continuidades e transformações, a televisão, de Fernanda Mauricio Silva.

Mais informações: site www.matrizes.usp.br 

Scroll to top