Alunos do IME criam site para professores e estudantes em busca de aulas particulares

Site procura colocar em contato, gratuitamente, professores e alunos em busca de aulas particulares. O projeto é de alunos do IME.

Idealizado em 2010 e no ar desde março de 2011, o site Profes foi criado por seis alunos do Instituto de Matemática e Estatísica (IME) da USP para atender a uma crescente oferta e demanda por professores particulares.

Foi a partir de um cartaz de uma mãe procurando aula de matemática para o filho que Claudivan Ribeiro, aluno do 6º ano de Ciência da Computação, desenvolveu o site em parceria com Alberto Bueno, André Casimiro, Francisco Sokol, José David Curado e Tiago Bomventi.

A iniciativa, que tem como objetivo aproximar professores e alunos, levou mais de um ano para ser concluída e seguiu em paralelo com as atividades da graduação. “É importante frisar que o projeto seguiu paralelo a outras atividades de todos nós, então não foi dedicado tempo integral”, afirma Tiago Bomventi.

São comuns os anúncios de professores particulares divulgando o seu trabalho em pontos de ônibus dentro do campus e em diversos murais espalhados pelas unidades. O site surgiu para permitir um maior alcance para estes profissionais. “Esperamos que o sistema de fato seja eficaz como plataforma de divulgação de aulas particulares e que os alunos e professores o utilizem e se encontrem através dele”, explica Bomventi.

Para professores, basta fazer um simples cadastro com informações básicas sobre formação e ele terá um perfil no Profes. Para o aluno não é necessário cadastro, basta procurar nas ferramentas de busca o tipo de aula que deseja. Há três opções de filtros para encontrar os professores: Por proximidade (busca por CEP), por preço médio de cada aula e por recomendação (alunos podem fazer comentários sobre professores e aumentar sua “reputação”). Por fim, há também a possibilidade de se filtrar por áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas).

A plataforma é totalmente gratuita, tanto para professores quanto para alunos, e o desejo dos criadores é que ela continue assim. Para isso, os responsáveis pelo projeto procuram formas para manter o site auto-sustentável financeiramente.

Mais informações: site http://profes.com.br/professor