Estudantes de Minas Gerais visitam ICMC e conhecem supercomputador

Alunos do Instituto Federal do Sul de Minas assistiram a palestras e puderam conhecer o supercomputador mais rápido instalado em uma universidade do Estado de São Paulo.

Esses 15 estudantes viajaram mais de 200 quilômetros desde Inconfidentes até a capital da tecnologia, especialmente para visitar o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Todos eles são alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Inconfidentes, e vieram para conhecer o supercomputador mais rápido instalado em uma universidade do Estado de São Paulo, conhecer a infraestrutura de redes do campus e assistir a palestras.

“Toda oportunidade que nós temos de levar nossos alunos para mostrar de perto a futura profissão e como funcionam as atividades que desenvolverão no mercado é muito importante”, conta o professor Alessandro Borges, que coordena o curso de Tecnologia em Redes de Computadores no Instituto Federal e é ex-aluno do ICMC. Ele se graduou em Ciências da Computação e realizou mestrado no Instituto na década de 90.

Na abertura da visita, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o Euler, supercomputador financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e adquirido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas a Indústria (CeMEAI), que possui sede no ICMC. O professor Fabrício de Sousa foi o responsável por contar a história e explicar a importância do equipamento para a realização de pesquisas no Instituto. Durante a palestra, o docente contou o motivo do nome dado ao computador, que homenageia o matemático Leonhard Paul Euler, que trouxe contribuições nas áreas de cálculo, grafos, teoria dos números entre outras.

Sousa explicou, ainda, quais são as configurações da máquina e comparou seu desempenho com laptops convencionais, destacando a alta eficácia do computador, que é o mais rápido instalado em uma universidade paulista. Segundo o professor, o Euler agiliza o processamento de dados para cálculos complexos possibilitando realizar simulações como as de previsão do tempo e de aerodinâmica, por exemplo. O docente mostrou também um ranking com os 500 computadores mais velozes do mundo, ilustrando aos estudantes a potência, o rendimento e o consumo dos principais equipamentos. “Eles estão tendo contato com uma tecnologia de ponta, a visita desses alunos é excelente para a formação deles”, afirma Sousa. O aluno Silvino Santos aprovou a experiência: “É bastante construtivo conhecer um equipamento de tal potência”.

Rede da USP

A segunda palestra ficou por conta do chefe da Seção Técnico de Informática do ICMC, Dagoberto Carvalio Júnior. Ele falou sobre o funcionamento do sistema de rede da USP e a necessidade de fornecer um serviço de qualidade para amparar todo o Instituto. Um dos pontos interessantes da palestra foi o tópico da segurança dentro dos serviços online.

Segundo Carvalio, 92% de todos o e-mails que a Universidade recebe são spam e é preciso um cuidado especial para cuidar da situação. “Nós temos que combater o problema diretamente em sua origem para conseguirmos diminuir essa taxa”, explica o analista, que também contou como são distribuídos os pontos de acesso à internet no Instituto.

“É interessante ver a complexidade e o quão grande é essa estrutura. Isso é um incentivo para que nós corramos atrás de um emprego em um grande polo”, conta o estudante Luiz Carlos Lima. Após o término das palestras, os alunos puderam conhecer de perto o supercomputador Euler, o datacenter e o Museu da Computação do Instituto. “A possibilidade dos alunos acompanharem de perto essa evolução da computação agrega muito ao que eles aprendem em sala de aula”, finaliza Borges.

Henrique Fontes / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: telefone (16) 3373-9666, email comunica@icmc.usp.br