FSP abre primeiro curso de especialização à distância

O "Curso de Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde - SUS" é voltado à capacitação de profissionais de saúde que trabalham na regulação do sistema de atenção de 10 Regiões de saúde.

Assessoria de Comunicação da FSP

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP abriu no dia 22 de agosto seu primeiro curso a distância, que inicia-se oficialmente em setembro, sendo concluído em agosto de 2013. O Curso de Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde – SUS é fruto de um parceria entre a FSP e o Hospital Sírio-Libanês, no contexto de um convênio com o Ministério da Saúde e coparticipação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) voltado à capacitação de profissionais de saúde que trabalham na regulação do sistema de atenção de 10 Regiões de saúde, compreendendo: Florianópolis, Campo Grande, Vitoria, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Belém, Manaus e Natal.

A abertura ocorreu por videoconferência em tempo real, conectando dez locais do país ao mesmo tempo, através do qual, debateram a diretora da FSP, professora Helena Ribeiro, o professor Claudio Gastão, pela Faculdade, e os professores Gonzalo Vecina Neto e Silvio Fernandes da Silva pelo Hospital Sírio-Libanes. Também participaram do lançamento Alexandre Padilha, o Ministro da Saúde, e professores de outros pontos. A participação dos integrantes da FSPfoi feita a partir da Sala de Videoconferência do Centro de Produção Digital da área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Faculdade.

Para a professora Helena Ribeiro, a participação da FSP no curso representa um marco importante. Primeiramente pela parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no atendimento de uma demanda do Ministério da Saúde para a formação e capacitação de seu quadro de funcionários em dez regiões do país, com 480 alunos.

“A tecnologia da informação permite uma ampliação significativa do universo de alunos que podem ser atendidos por atividades letivas de nossos docentes. Por outro lado, a parceria com a equipe do Sírio-Libanês permitiu o fortalecimento de nossa equipe de Tecnologia da Informação, que já tem tido um papel pioneiro na USP e que, a partir deste curso está capacitada a operacionalizar cursos nos mesmos moldes para as mais distantes regiões do globo e do país”, afirma a Diretora da Faculdade.

Além dos docentes da FSP, o Curso contará com a participação de docentes do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL, do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS.

Mais informações: site www.fsp.usp.br/site/noticias/mostrar/2421