IFSC produzirá kits didáticos para a Escola de Engenharia de Lorena

Foi assinado no dia 22 de abril o projeto de remodelamento dos laboratórios de física da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, com o suporte do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O projeto consiste na concepção e construção de kits de usos didáticos de física pelo IFSC para abastecer os laboratórios de física da EEL. O IFSC possui mais de 30 anos de experiência na área do ensino de física.

Essa parceria foi fruto de conversas entre o pró-reitor de Graduação da USP, professor Antonio Carlos Hernandes; o diretor da EEL, professor Antonio Marcos de Aguirra; o diretor do IFSC, Tito José Bonagamba; e o professor da EEL, Carlos José Todero Peixoto, com o objetivo de equipar os laboratórios de ensino de física da Escola.

Ao todo serão desenvolvidos pelo IFSC 193 kits didáticos com custo total de aproximadamente 360 mil reais. Os mesmos kits, se adquiridos comercialmente, teriam um custo estimado em 5 vezes este valor. Com previsão de implantação ao longo dos próximos 2 anos, a primeira leva de equipamentos já está em produção no IFSC. Estima-se que um primeiro lote chegue à EEL já para o segundo semestre de 2015.

De acordo com o reitor da USP, professor Marco Antonio Zago, o projeto que começou como uma solução local agora projeta-se como um modelo de cooperação entre as unidades, não somente no ensino de física, mas em todas as instâncias de ensino da universidade.

Além do reitor, estiveram presentes à cerimônia o pró-reitor de Graduação, professor Antonio Carlos Hernandes; o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Roberto Drugowich de Felício; o diretor do IFSC, professor Tito José Bonagamba; o diretor da EEL, professor Antonio Marcos de Aguirra Massola; o Superintendente de Comunicação Social da USP, professor Marcello Chami Rollemberg; o presidente da Comissão de Graduação da EEL, professor Carlos Yujiro Shigue; e os professores Carlos José Todero Peixoto e Carlos Renato Menegatti, do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL.

Com informações da Assessoria de Imprensa da EEL

Mais Informações: (12) 3159-5171