Nova disciplina da Poli aborda modelagem de informação da construção

Da Agência de Notícias da USP

A partir do próximo semestre, a Escola Politécnica (Poli) da USP vai oferecer a disciplina Introdução ao Projeto na Engenharia aos alunos de Engenharia Civil e Ambiental.A matéria tem como objetivo ensinar aos alunos e ajudar a divulgar no Brasil o conceito de Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção.

Trata-se do uso de modelos em 3D, em computador, que representam todos os elementos de uma edificação, bem como as características dessas partes e o inter-relacionamento entre elas. Com o BIM, cria-se uma réplica virtual, em 3D, de qualquer obra em construção, com todos seus aspectos e componentes, como a geometria, paredes, janelas, escadas, instalações hidráulica, elétrica e de ar condicionado, vigas e colunas, por exemplo.

Além da criação da nova disciplina, a Poli está desenvolvendo outras ações para popularizar o BIM no Brasil. Entre elas, estão a orientação de alunos de mestrado e doutorado no tema, organização de eventos e a tradução do principal livro da área (BIM Handbook).

Mais informações: email erika@academica.jor.br