Professor da ECA e Fundação Volkswagen lançam “Jogo da Vida em Trânsito”

A Fundação Volkswagen, integrando o Festival Games for Change, lançou nesta quinta-feira (8) o projeto “Jogo da Vida em Trânsito” e apresentou o jogo Autopolis, desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da USP.

O festival prossegue até domingo (11), na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, que fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada para o evento é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição previamente aqui.

Leia matéria do USP Online sobre o festival

Autópolis

O jogo Autopolis, apresentado na manhã desta quinta-feira (8) no Auditório Paulo Emílio da ECA, possui dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo de tabuleiro 3D para computador, que permite até quatro jogadores por máquina, já pode ser jogado online no site da Volkswagen. Nele, cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o processo e cria situações para refletir sobre atitudes cidadãs no trânsito.

O jogo também será disponibilizado a educadores de toda a rede pública do País, com foco em adolescentes, e com sugestões de atividades relacionadas ao tema, para serem utilizadas junto aos alunos. O objetivo da ação é atuar como uma ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança e atitudes no trânsito.

Dados do Ministério da Justiça divulgados em 2011 mostram aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes no trânsito entre 1998 e 2008. No total, são registradas 40 mil mortes por ano no País, que têm como fator determinante o comportamento imprudente dos motoristas.