Projeto desenvolvido na EEL participará do “Mapa Educação”

Programa desenvolvido pelos alunos na Escola de Engenharia de Lorena da USP, que atende crianças carentes, participará do Mapa Educação para inspirar pessoas e buscar investimentos.
Foto: Divulgação PCF

Dez anos depois de sua criação, o Projeto Criança Feliz (PCF), sairá dos domínios da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, e irá mostrar fora do âmbito da Universidade o que os alunos da USP fazem junto aos jovens assistidos pelo PCF em Lorena. O PCF irá participar do “Mapa Educação”; evento que reúne importantes personalidades relacionadas ao tema.

Focado na orientação educacional de 75 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, o Projeto Criança Feliz é composto por alunos voluntários da EEL e acontece todos os sábados. As crianças são recebidas com um café da manhã preparado pelos próprios estudantes da USP de Lorena. Depois de alimentados, os participantes recebem aulas de reforço escolar adaptadas para integrar as áreas do conhecimento básico (português, matemática, ciências e conhecimentos gerais) ao desenvolvimento de valores humanos. As atividades são realizadas por meio de brincadeiras lúdicas com objetivo de facilitar a aprendizagem dos assistidos. Com os adolescentes, são aplicadas dinâmicas de grupo, conversas e atividades que possam ajudá-los a encontrar uma vocação profissional. O PCF tem também apoio junto aos docentes da Unidade que participam como voluntários.

As atividades do PCF são subsidiadas pelos estudantes voluntários da USP de Lorena. Eles promovem campanhas o ano todo. Vendem doces, salgados, rifas e realizam jantares beneficentes. Em datas comemorativas como Páscoa, dia da criança e Natal sempre há grandes festividades programadas para as crianças e adolescentes.  Recebem roupas, calçados e brinquedos.

Para os jovens voluntários da EEL o Mapa Educação é uma excelente oportunidade de compartilhar experiências, dividir projetos e principalmente servir de exemplo para jovens líderes buscarem, na educação, a chave para a mudança na educação e cultura.

Quem vai apresentar o Programa Criança Feliz na Capital do país são os alunos da EEL, Carolaine Lanza e Thiago José,  Presidente e Vice-Presidente do PCF. Eles acreditam que o conhecimento é o caminho mais promissor e valioso na vida das crianças e adolescentes. “Dar oportunidade para os jovens e crianças é acreditar que a gente pode fazer uma sociedade diferente” diz Thiago José.

A conferência Mapa Educação será realizada no próximo dia 29 em Brasília. As expectativas são que se consiga trazer bons frutos para a EEL. “A iniciativa Mapa Educação procura fomentar o pensamento crítico em relação a educação brasileira dando destaque para iniciativas inovadoras e de grande impacto como a nossa!”, diz Thiago José.  Ele complementa; “Com a participação no Mapa Educação estaremos em contato com líderes educacionais brasileiros, além de pessoas que investem nessas iniciativas. Dessa forma, poderemos ganhar experiências e novas técnicas e ter uma excelente oportunidade de estar em contato com o que há de mais inovador na área”.

“O Projeto Criança Feliz quer levar a EEL para Brasília e incentivar outras pessoas a buscarem na educação o caminho para a diferença no mundo”, declara Carolaine Lanza.  “Criando desta forma uma corrente do bem, dia após dia, o Projeto Criança Feliz quer mostrar que a EEL é solidária com a causa social e trazer ainda mais visibilidade à nossa universidade enquanto formadora de opinião e de jovens líderes”, conclui a estudante.

Com informações da Assessoria da Comunicação da EEL

Mais informações: site http://site.eel.usp.br/