USP Escola atualiza professores de ciências e matemática; inscreva-se

A USP promove, pelo terceiro ano consecutivo, cursos de atualização nas áreas de ciências, física, química, inglês e matemática para professores do ensino básico.

Bruna Pellegrini, especial para o USP Online

Prender a atenção do aluno em aulas de ciências e matemática é sempre um desafio para os professores do ensino fundamental e médio. Mesmo quando o professor teve uma boa formação, as melhores soluções de aulas acabam ficando repetitivas, sem que, muitas vezes, haja tempo durante o ano letivo para uma preparação de atividades mais criativas.

Com base nesse cenário, a USP promove, pelo terceiro ano consecutivo, cursos de atualização nas áreas de ciências, física, química, inglês e matemática para professores do ensino básico. O terceiro Encontro USP-Escola acontecerá entre 9  e 13 de janeiro de 2012, e está com inscrições abertas.

O Encontro nasceu no Instituto de Física (IF) da USP com o nome de Ifusp-Escola, e teve oitos edições consecutivas, semestralmente, até que foi ampliado em janeiro de 2011 e passou a abranger acadêmicos de outras unidades da USP, a exemplo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Diálogo

A organização do evento continua com a Comissão de Cultura e Extensão do IF, onde também são ministradas as aulas. Américo Kerr, docente do Instituto e membro da Comissão tem especial apreço pelo trabalho que ele e seus colegas têm desenvolvido junto aos professores. “A receptividade dos professores que fazem o curso, especialmente os da rede pública, é ótima e confirmamos a importância da relação deles com o que o meio acadêmico está pesquisando na fronteira do conhecimento.”

Kerr ministrará um curso sobre sistemas energéticos – e sua abordagem ultrapassa os conceitos formais relacionados ao tema. “Temos uma sala de demonstrações com conversores de energia onde diferentes instrumentos são apresentados aos professores, que podem voltar com seus alunos, em outra oportunidade, para visita. Além disso, alguns equipamentos, mais simples, podem ser reproduzidos pelos professores, na sala de aula, o que proporciona um visão diferente do tema energia”.

A escravidão, o atual modelo chinês de economia e os problemas ambientais de hoje são tratados no curso do professor Kerr. “Observamos que a máquina humana é o motor do sistema escravagista, por isso que foi um modelo tantas vezes repetido: é uma forma de transformação de energia”.

Alfabetização científica

A motivação dos professores do ensino básico e, consequentemente, dos seus alunos é o que faz o docente Marcelo Munhoz, também da Comissão de Cultura e Extensão do IF, se empolgar com o curso que ministrará, de física nuclear e de partículas. “O que queremos e temos conseguido é subsidiar os professores com conhecimento a fim de que eles tenham segurança para tratar de temas como astronomia de uma maneira lógica.”

Em seu curso,  Munhoz  propõe que os alunos-professores elaborem alternativas de tarefas sobre o tema do curso. “Discutimos as melhores propostas de atividades, que instigam os alunos a se interessarem por ciência, diz. E completa:

“É um trabalho que visa à alfabetização científica, isto é, levar conceitos científicos para a sala de aula de forma contextualizada.”

No limite, os professores da USP pretendem despertar a vocação dos alunos de ensino básico para o mundo das ciências.

Os cursos específicos são organizados principalmente com base na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e, como de costume, serão emitidos certificados com reconhecimento da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Estado da Educação. No total serão dez cursos de atualização.

Divulgação

Tanto Kerr quanto Munhoz acreditam na iniciativa do USP-Escola como uma alternativa complementar para o  fortalecimento da educação, mas se preocupam com alguns desafios. “Temos atendido entre 300 e 400 pessoas em cada evento, mas esse número poderia ser bem maior”, lamenta Kerr.  “Esperamos que a Secretaria de Educação de São Paulo fortaleça esse tipo de iniciativa, com maior divulgação, por exemplo”, reflete Munhoz.

Na semana seguinte ao Encontro USP-Escola, de 16 a 20 de janeiro, será ministrado um curso satélite para professores de matemática pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, no Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Serviço

Inscrições para o terceiro Encontro USP Escola, que acontece entre 9  e 13 de janeiro de 2012, devem ser feitas pelo site http://web.if.usp.br/extensao/node/45.

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Informações sobre curso do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática estão disponíveis no site www.ime.usp.br/caem.