Química do sucesso

Reportagem especial sobre a Feira de Profissões apresenta a história de atuais alunos da USP e conta como seus professores na época da escola ajudaram na escolha do seu curso.

gustavotop

Eu sempre gostei bastante de matemática e química. Optei pela química porque está presente em uma infinidade de coisas, até mesmo nas atividades mais rotineiras de casa. Além disso, me fascina o modo como ela quer descobrir e explicar os acontecimentos. Quem também me motivou a escolher o curso foi a minha professora de química no ensino médio, Lúcia. Ela me deu total apoio na hora do vestibular. Até agora, estou gostando bastante e não me arrependo da minha escolha.

Com dedicação e esforço tudo é possível.
E com certeza valerá a pena.

Quando fui me preparar para o vestibular, comecei a notar quais eram as minhas grandes dificuldades. Percebi que o longo período que não tive professor de física fez com que eu não tivesse ideia de como resolver problemas considerados simples. Notei que eu não entendia muito bem geografia e que tinha dificuldades para escrever redações. Diante disso, comecei a estudar com a ajuda da internet. Assistia videoaulas quase todos os dias, procurava fóruns online de redação, olhava nos grupos de dúvidas nas redes sociais.

Pra quem vem de escola pública, eu diria para não desistir e aproveitar todas as oportunidades que vierem pela frente. Existe o PASUSP, o Inclusp, os cursinhos comunitários e também uma quantidade muito grande de coisas na própria internet. E, é claro, com dedicação e esforço tudo é possível. E com certeza valerá a pena.

Leia o depoimento da professora de Gustavo:
Lúcia Aparecida Rossini de Oliveira Cintra – Do laboratório à sala de aula
“Eu tinha apenas 21 anos e foi amor eterno. Desde então, já se passaram 29 anos e eu continuo amando o meu ofício”.