Professora da EEFE lança segunda edição de “Manual de Mini-Handebol”

Livro traz informações e sugestões de trabalho em relação ao handebol adaptado a crianças.

Da Assessoria de Comunicação da EEFE

A professora Ana Lúcia Padrão dos Santos lançou no dia 10 de março a edição revisada e ampliada de seu Manual de Mini-Handebol, pela Editora Phorte. O livro traz informações e sugestões de trabalho em relação ao handebol adaptado a crianças, auxiliando os professores de Ensino Básico e técnicos de iniciação esportiva na sua prática cotidiana. A obra foi escrita em linguagem simples e de rápida leitura, além de ser acessível economicamente.

O handebol é muito popular nas escolas públicas e particulares, clubes, organizações não governamentais e projetos esportivos em todo o Brasil. Entretanto, as poucas publicações disponíveis na área tratam apenas de treinamento, o que muitas vezes é inadequado ao trabalho com iniciação esportiva. Consequentemente, a grande população de praticantes de handebol não se reverte em atletas e nem em admiradores da modalidade. Além disso, fica subutilizado o potencial do esporte como atividade motora lúdica, propulsora do desenvolvimento global dos alunos das mais variadas faixas etárias.

A primeira edição do Manual, de 2003, focava-se em lançar uma ideia ainda pouco difundida no país, fruto de experiências práticas e aspectos teóricos desenvolvidos no exterior. A partir desse primeiro livro, o interesse pelo mini-handebol se ampliou e novas demandas foram criadas, especialmente de profissionais em formação. A segunda edição procura atender as necessidades atuais, ainda sem a pretensão de dar receitas sobre como formar um atleta ou como dar aulas de educação física.

Segundo a professora, “é necessária uma reflexão numa perspectiva mais ampla, que significa repensar o que a prática do handebol pode fazer por um enorme grupo de crianças de qualquer nível social e em qualquer instituição. É inegável que a base para qualquer modalidade esportiva está nas categorias mais jovens. Por esta razão, seria extremamente importante para a evolução desta modalidade em nosso país a formação de especialistas em iniciação em handebol. Não se trata apenas da quantidade de praticantes e sim da qualidade de prática oferecida aos iniciantes”.

Mais informações: (11) 3091-2247, email comunicaeefe@usp.br, site www.eefe.usp.br

Scroll to top