Abertas as incrições para Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia

Fruto de um convênio de cooperação entre USP, Unicamp e Unesp, o Programa está estruturado nas áreas de concentração Produção de biomassa para bioenergia; Biorefinaria, biocombustíveis e motores; e Sustentabilidade socioeconômica ambiental.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq

Estão abertas, de 1 de setembro a 18 de outubro, as inscrições para o processo seletivo do Programa Integrado de Pós-graduação (PIPG) em Bioenergia. As atividades terão início no primeiro semestre de 2014. O programa oferece as modalidades doutorado e doutorado direto, em convênio de cooperação entre USP, Unicamp e Unesp.

O programa conta com corpo docente composto por representantes das três universidades envolvidas e está estruturado nas áreas de concentração Produção de biomassa para bioenergia; Biorefinaria, biocombustíveis e motores; e Sustentabilidade socioeconômica ambiental.

De acordo com os coordenadores, o programa será aberto para alunos brasileiros e estrangeiros, e deve ter forte colaboração com instituições de pesquisa nacionais, internacionais e o setor privado, colaborando na formação empreendedora de pesquisadores que tenham aptidão para a inovação e usem o conhecimento para iniciar novas empresas. Carlos Alberto Labate, docente do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, coordena a comissão local do programa. Na Unicamp, ocupa este função Andreas Karoly Gombert e, na Unesp, Jonas Contiero.

Por se tratar de programa interinstitucional, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a universidade de origem de seu orientador.

A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, pelo email inscricao.bioen@usp.br, para onde o candidato enviará o formulário de inscrição preenchido com a documentação solicitada anexa, que deve estar no formato .pdf. A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo. Outras informações e formulários para inscrição podem ser obtidos no site.

Mais informações: email pipg.bioen@usp.br, com Daniel Moacir Bigardi, secretário do PIPG em Bioenergia.