Projeto da Casa da Ciência procura voluntários para orientar trabalhos de iniciação científica

Novo projeto da Casa da Ciência procura parceiros para ajudar em sua tarefa de levar à população o conhecimento produzido na universidade e estimular a curiosidade de estudantes e o prazer pela pesquisa científica.

Da Agência USP de Notícias

Novo projeto da Casa da Ciência, do Hemocentro de Ribeirão Preto, o Saltimbancos da Ciência, está procurando novos parceiros para ajudar em sua tarefa de levar à população o conhecimento produzido na universidade e estimular a curiosidade de estudantes e o prazer pela pesquisa científica. O Hemocentro integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

O projeto quer fortalecer o vínculo com escolas de ensino médio e fundamental de Ribeirão Preto e região, atendendo um maior número de alunos e professores. Para isso, a Casa da Ciência precisa de novos voluntários (professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos), que atuem na orientação de trabalhos de iniciação científica que será desenvolvido pelos alunos.

Segundo Marisa Ramos Barbiere, professora responsável pela Casa da Ciência, a ideia é ampliar a discussão sobre uma variedade de assuntos, como alimentação, obesidade, uso de medicamentos, violência e esporte. Os estudantes também serão estimulados a investigar o controle dos fatores ambientais em trabalhos experimentais, focando na despoluição, reciclagem e preservação. “Queremos trabalhar com questões que interessam aos jovens, professores e pais e que tenham importância na atualidade”.

A participação de professores e pesquisadores e estudantes, ligados ou aposentados de centros de ensino e pesquisa, é fundamental, garante a professora. A proposta é que eles atuem como co-orientadores e participem de reuniões semanais, às quintas-feiras, com os alunos inscritos no projeto, auxiliando no planejamento das atividades.

Professores, graduandos e pós-graduandos interessados em participar do projeto Saltimbancos da Ciência podem escrever para casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br.