ICMC oferece bolsa de pós-doutorado em mineração de dados

O objetivo do projeto é desenvolver técnicas avançadas para mineração de grandes bases de dados.

Desenvolver técnicas avançadas para mineração de grandes bases de dados, com possíveis aplicações em áreas como análise de dados de expressão gênica, análise de redes sociais, mineração de textos, sistemas de recomendação, entre outras. Esse é o principal objetivo do projeto de pesquisa resultante de parceria estabelecida entre docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da Universidade de Alberta, no Canadá.

Para atuar nesse projeto, está sendo selecionado um pós-doutorando, que será co-supervisionado pelos professores Ricardo Campello, do Laboratório de Análise de Padrões em Dados (LAPaD) do ICMC, e Jörg Sander, do departamento de Computação da Universidade de Alberta. Ao longo do 1º semestre de 2015, Sander permanecerá no ICMC como professor visitante.

Os candidatos devem ter doutorado ou equivalente, preferencialmente em uma das seguintes áreas: computação, estatística, matemática, engenharia computação/elétrica ou física. É necessário, ainda, ter experiência na área de aprendizado de máquina e extração de conhecimento a partir de bases de dados (KDD), especialmente em técnicas de aprendizado não supervisionado ou semi-supervisionado/ativo, com ênfase para agrupamento de dados (clustering), classificação de padrões, detecção de outliers e aplicações.

Para participar da seleção, basta enviar um email para o professor Campello (campello@icmc.usp.br), anexando um currículo atualizado e uma breve descrição dos principais interesses de pesquisa. O candidato selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 4,1 mil do CNPq durante 11 meses, prorrogável por mais 1 ano. Dependendo do desempenho do pós-doutor, é possível solicitar uma bolsa de maior valor para a FAPESP.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: email campello@icmc.usp.br