Professora da FFLCH é Membro Honorário da Academia Cabo-verdiana de Letras

Simone Caputo Gomes recebeu no último dia 3 de junho a faixa de Membro Honorário da Academia por suas quase quatro décadas de estudos da literatura e da cultura cabo-verdianas.

A docente Simone Caputo Gomes, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, recebeu no último dia 3 de junho a faixa de Membro Honorário da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), por suas quase quatro décadas de estudos da literatura e da cultura cabo-verdianas.

O título lhe foi concedido quando da fundação da Academia, em 2013, mas só a 3 de junho Simone, assessora para a criação da ACL, recebeu oficialmente a faixa, juntamente com os escritores cabo-verdianos Arménio Vieira (Prémio Camões), Evel Rocha e Samuel Gonçalves.

Em 2007, a professora já havia sido agraciada pelo presidente da República de Cabo Verde com a Medalha do Vulcão de Primeira Classe.

O evento, amplamente noticiado pela mídia cabo-verdiana, portuguesa e angolana, teve como destaque o lançamento de dois livros organizados pela professora da USP: Literatura cabo-verdiana, seleta de poesia e prosa em língua portuguesa (editora Nandyala, 2015) e Contravento, pedra-a-pedra, conferências do I Seminário Internacional de Estudos Cabo-verdianos (realizado na USP em 2008 e editado pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde, em 2015).

Participaram da cerimônia os pesquisadores David Hopffer Almada (presidente da Assembleia Geral da Academia Cabo-verdiana de Letras), Judite Nascimento (reitora da Universidade de Cabo Verde), Jorge Carlos Almeida Fonseca (presidente da República de Cabo Verde, também acadêmico, que presidiu a cerimônia) e Vera Duarte (presidente em exercício da ACL).

Na ocasião, foi também anunciado o detentor do Grande Prémio 40º Aniversário da Independência Nacional: o poeta Corsino Fortes.

Mais informações: (11) 3091-4612 / 4938

Scroll to top