Alunos da Poli vencem categoria ‘eficiência energética’ na Fórmula SAE Brasil 2013

10,23 km/l foi o consumo médio do carro da Poli Racing na competição entre faculdades de engenharia.

Célia Domingues / Assessoria de Imprensa da Poli

A Equipe Poli Racing, formada por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, é a melhor em “eficiência energética” entre as faculdades que disputaram a Fórmula SAE 2013 – Categoria Combustão. A competição aconteceu de 1º a 3 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).

O carro FP-05, construído pelos alunos da Poli especialmente para a Fórmula deste ano, registrou o menor consumo de combustível, com a média de 10,23 km/l, após percorrer 22 km na prova do Enduro. Na classificação geral, a Poli Racing ficou em quinto lugar, com 462,27 pontos.

Promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, a Fórmula SAE Brasil é uma competição anual entre faculdades de engenharia. Em 2013, chegou à 10ª edição, com a participação de 32 equipes (27 na categoria Combustão e 5 na Elétrico), de um total de 37 inscritas.

A Equipe Poli Racing foi criada em 2008, por iniciativa dos alunos, para representar a Escola Politécnica da USP na Fórmula SAE Brasil. A cada ano, eles têm de conceber, projetar e fabricar um novo veículo pequeno do estilo fórmula, considerando prazo e orçamento reduzidos, o que, segundo a SAE, simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar. O professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli (CEA), acompanha e orienta os alunos da Poli Racing.