Campus Luiz de Queiroz sedia o fórum “Estrutura de poder e governança na USP”

O fórum contou com a presença de docentes, servidores não docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

No dia 22 de maio, ocorreu no Campus Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, o Fórum de Debate “Estrutura de poder e governança na USP”. A coordenação dos trabalhos foi feita pelo professor José Vicente Caixeta Filho, diretor da Esalq e teve, na mesa de discussão, Carlos Alberto Ferreira Martins, diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, e presidente da Comissão Assessora Especial (Caeco) que o Conselho Universitário (Co) criou para coordenar a discussão e encaminhar as deliberações sobre as mudanças na estrutura de poder, com vistas à reforma do estatuto e do regimento da USP. “Precisamos que as relações institucionais internas na USP ocorram de forma mais próxima”, antecipou o presidente da Caeco, antes de comentar o temário base e o cronograma estabelecido pelo Co.

Segundo o presidente da Caeco, conversas entre dirigentes de unidades ocorreram ainda em 2013 e apontaram para a necessidade de frear o processo de esgarçamento nas relações de legitimidade interna na Universidade. “Esses diálogos resultaram, no final do ano passado, na modificação do processo de eleição reitoral que, entre outras novidades, estabeleceu o turno único e a necessidade de formação de chapa com candidato a reitor e vice-reitor”, lembrou.

Assim o Co aprovou, em 25 de março de 2014, o temário básico e inicial, o calendário de reuniões específicas do Co e a constituição da Comissão Assessora Especial, responsável por coordenar o processo de discussão e encaminhamento das deliberações sobre a “Estrutura de poder e governança na USP”. Portanto ficou estabelecido que a comunidade uspiana, em um primeiro momento, passasse a promover encontros para discutir três temas: 1) Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade; 2) Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária; 3) Gestão, Transparência e Responsabilidade Fiscal.

No site da Secretaria Geral da Universidade, é possível consultar: a íntegra das deliberações do Co, o conjunto de sugestões encaminhadas pelas Unidades/Órgãos e o documento de sistematização inicial sobre esse assunto. De acordo com Carlos Alberto Ferreira Martins, a primeira reunião deliberativa sobre tratativas e formato do processo de modificação do estatuto e do regimento ocorrerá em 1º de novembro. Até lá, as unidades estão convidadas a realizarem outros encontros para debater o tema. “Uma vez que a Caeco não vê impedimento para que outras reuniões do gênero se realizem, entendo que essa não será a única oportunidade, ou seja, outros fóruns serão convocados pois o tema é complexo e não poderá ser esgotado”, apontou o diretor da ESALQ.

O Fórum de Debate “Estrutura de poder e governança na USP” aconteceu no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), no Anfiteatro Maracanã e contou com a presença de docentes, servidores não docentes e alunos de graduação e pós-graduação. O evento foi transmitido pelo IPTV.

Outras informações e sugestões sobre o processo de debate podem ser encaminhadas ao email caeco@usp.br.