CCE utiliza novo sistema para correio eletrônico da USP

O novo sistema pode ser visto como um ambiente de colaboração, contemplando recursos adicionais.

O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP migrará nos próximos dias as contas de correio eletrônico da USP para um novo sistema, ainda mantido pela equipe do CCE. Mais do que um simples sistema de correio eletrônico, este novo sistema pode ser visto como um ambiente de colaboração, contemplando recursos adicionais, tais como:

– Nova interface, do tipo clicar-e-arrastar, configurável pelo usuário (análogo ao Outlook, Thunderbird, etc);
– Rapidez de acesso comparável à de um cliente local desktop;
– Capacidade de pesquisar palavras, dentro das mensagens e dos anexos das mensagens existentes em sua caixa postal;
– Notificação por email de eventos agendados, compartilhamento de agenda e recursos (salas, projetores) agendáveis;
– Compartilhamento de arquivos sem necessidade de anexar as mensagens;
– Significativo aumento do tamanho das caixas postais;
– Plugins customizáveis, integração às redes sociais.

Durante o processo de migração, as mensagens serão processadas por um sistema de rotinas do tipo “árbitro”, cuja função básica é direcionar o usuário para o sistema anterior à migração ou para o sistema migrado, conforme o usuário já tenha sido ou não migrado. Após a última caixa postal ser migrada o “árbitro” será desligado, e o acesso se dará diretamente no novo sistema.

Até o final do período de migração (final de setembro, aproximadamente), poderá acontecer de o sistema apresentar demora na autenticação, o que vai depender basicamente da quantidade de clientes simultâneos acessando as caixas do usp.br (migrados e por migrar), pois todos os usuários passarão pelo “árbitro”. Para quem já tiver sido direcionado pelo árbitro, porém, o uso será normal, seja no sistema novo ou no legado.

Nos clientes que utilizem protocolos como POP/IMAP (ex: Thunderbird, Outlook) poderá ser necessário sincronizar o cliente com o sistema novo, devido à nova localização das pastas definidas no sistema legado. Este procedimento pode ser realizado seguindo-se as instruções disponíveis no site do CCE.

Mais informações: site www.cce.usp.br, email consulta@usp.br

Scroll to top