CeMEAI faz balanço de dois anos com parcerias e novidades

Centro de pesquisa financiado pela Fapesp desenvolve projetos em vários segmentos da área industrial.

 

Em dois anos de existência, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos dezessete Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intensificou a busca por parcerias e projetos de difusão e de transferência de tecnologia e atuou em diversas áreas do conhecimento, transferindo tecnologia desenvolvida por seus pesquisadores para o mercado e a sociedade.

Trabalhando em vários segmentos, diretamente com indústrias ou em parcerias com outros centros de pesquisa, o CeMEAI apoia projetos de pequenas e grandes empresas ou instituições brasileiras e muntinacionais, entre elas a parceria com a Fultec Inox, para a melhor disposição dos moldes nas caldeiras; com a indústria Oxiteno, líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados; com empresas da chamada “linha branca”, como a Electrolux, para otimização da linha de produção; e com concessionárias de água e esgoto, como o SAAE, para otimização do sistema de abastecimento. Projetos na área de alimentos incluem a parceria com a empresa Gold Meat, uma das maiores processadoras da América Latina, com o objetivo otimizar os processos de planejamento, sequenciamento, estocagem e distribuição da produção. Há ainda projetos com a Petrobrás, com a UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de internet, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Na área de educação, o CeMEAI criou em 2014 o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Industria, primeiro mestrado profissional do Brasil a integrar as áreas de matemática, estatística e computação aplicadas à indústria de maneira global. Em dois anos, foram produzidos 10 livros e publicados 356 artigos, desenvolvidos 27 projetos de pós-doutorado, 103 de doutorado e 66 de mestrado em andamento. Já foram concluídos 59 doutorados e 52 mestrados. Há 46 projetos sendo desenvolvidos em parceria com empresas, outros 17 já concluídos e 10 em negociação.

Por: Com informação da Assessoria de Comunicação do CeMEAI:

Mais informações: (16) 3373.8159, site http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/8-default/187-cepid-cemeai-faz-balanco-de-dois-anos-com-parcerias-e-novidades

 

 

Scroll to top