Ciclo de debates discute os 80 anos da USP

Série de encontros reunirá convidados para discutir a contribuição da USP e sua interação com a sociedade em diferentes áreas.

Do Jornal da USP

O ciclo de debates USP e a Sociedade vai realizar uma série de eventos sobre os 80 anos da USP. Os encontros serão realizados nos dias 4, 10, 17 e 24 de novembro, sempre às 9h45, na sala do Conselho Universitário da USP (rua do Anfiteatro, 513, Cidade Universitária, São Paulo). Em cada encontro, o evento reunirá convidados para discutir a contribuição da USP e sua interação com a sociedade em diferentes áreas.

No dia 4, por exemplo, o tema “Difusão do conhecimento gerado na USP” terá a participação dos professores Marco Antonio Zago, reitor da USP, Vahan Agopyan, vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, pró-reitora de Pós-Graduação, José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa, e Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária.

No dia 10, será a vez dos jornalistas Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Álvaro Pereira Júnior, do Grupo Globo, Roberto Godoy, de O Estado de S. Paulo, e Marcelo Leite, da Folha de S. Paulo, discutirem o tema “A USP e os meios de comunicação”.

Já no dia 17, “Inovação científica” será o tema debatido por Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, Glauco Antonio Truzzi Arbix, presidente da Finep, Glaucius Oliva, presidente do CNPq, e Hernan Chaimovich, coordenador adjunto de Programas Especiais e coordenador dos Cepids da Fapesp.

portal20141014_1

Finalmente, no dia 24, o tema “USP como geradora de conhecimento em padrão de excelência” será debatido por Celso Lafer, presidente da Fapesp, Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, José Goldemberg, ex-reitor da USP e ex-ministro da Educação, e Adib Jatene, ex-ministro da Saúde.

A organização do evento é uma iniciativa conjunta das quatro Pró-Reitorias da USP, sob a coordenação do professor Moacyr Novaes, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O evento é gratuito. Informações e inscrições: sites.usp.br/80anos. Email: usp80anos@usp.br.

Todos os eventos podem ser acompanhados ao vivo pela IPTV USP neste link.