Comissão Assessora do Co retoma discussões sobre o Estatuto da Universidade

Leia comunicado divulgado pela Comissão Assessora Especial do Co (Caeco) sobre a discussão do Estatuto da Universidade.

Leia abaixo comunicado divulgado pela Comissão Assessora Especial do Co (Caeco) sobre a discussão do Estatuto da Universidade.

Retomar a discussão do Estatuto

O impasse da negociação salarial, com independência de qualquer juízo sobre a posição da administração ou das entidades sindicais, trouxe inegáveis prejuízos à vida universitária e, entre eles, não foi menor a interrupção do processo de discussão do aprimoramento do Estatuto da Universidade.

Assim as etapas da discussão que deveriam preparar as reuniões extraordinárias do Conselho Universitário previstas para 02 e 30 de setembro não puderam ser realizadas.

Terminada a greve a CAECO (Comissão Assessora Especial do Co) voltou a se reunir para avaliar as condições de retomada dessa discussão e considera importante o seu reinício ainda em 2014.

Como não tem autonomia para definir calendário do Co e a próxima reunião ordinária estava prevista apenas para 18 de novembro, a Comissão decidiu propor a utilização da data de 11 de novembro, já aprovada pelo Co de 25 de março, para a retomada da discussão dos temas propostos inicialmente para 02 de setembro. A saber: Ética na Universidade; Eleição de Dirigentes e Natureza, Atribuições e Composição dos Colegiados.

Como anteriormente comunicado pela Secretaria Geral da USP, para viabilizar a consolidação das propostas em tempo hábil para a divulgação da pauta do Conselho nos prazos regimentais, as propostas e contribuições deverão ser encaminhadas à CAECO até o dia 03/11.

Considerando que nas manifestações e propostas de Unidades, Órgãos ou Entidades enviadas para a reunião de 25 de março já constavam diversas propostas relativas a esses temas e para auxiliar na retomada das discussões, a CAECO enviará aos dirigentes de Unidades, Órgãos e Entidades e disponibilizará na página Poder e Governança (http://sites.usp.br/caeco) dois documentos de estímulo inicial e discussão: uma sistematização das principais propostas referentes ao tema Eleição de Dirigentes e um ppt com a atual previsão estatutária sobre a Natureza, Atribuições e Composição dos Colegiados. Não foram apresentadas nessa fase propostas concretas para a formulação estatutária do tema Ética na Universidade.

É importante destacar que esses documentos constituem apenas e tão somente documentos de apoio à retomada das discussões e que toda e qualquer nova proposta ou detalhamento daquelas já apresentadas será encaminhada à discussão do Co.

Em resumo:

10/10 a 02/11. Discussão nas Unidades, Campi e Entidades.
03/11. Envio à CAECO das propostas.
11/11. Reunião Extraordinária do Co.

Pauta: Discussão (não deliberativa) sobre os temas:
Ética na Universidade
Eleição de Dirigentes
Natureza, Atribuições e Composição dos Colegiados.
Deliberação sobre calendário de continuidade.

Informamos ainda que a reunião do Co será transmitida ao vivo pela IPTV USP e relembramos que qualquer dúvida ou sugestão pode ser encaminhada à Comissão pelo endereço caeco@usp.br.

CAECO
10/10/2014

Mais informações: caeco@usp.br, site http://sites.usp.br/caeco