Corpo de professor Nicolau Sevcenko é cremado na Vila Alpina

Segundo informação de familiares, o corpo do professor Nicolau Sevcenko, docente do Departamento de História falecido na noite desta quarta-feira, dia 12, está previsto para chegar ao Crematório de Vila Alpina, onde haverá breve cerimônia de cremação, nesta sexta feira, 15 de agosto, às 15 horas.

Sevcenko dedicou-se ao estudo da história, com ênfase na cultura brasileira e desenvolvimento social das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Se graduou em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e defendeu doutorado pela Universidade, em 1986, com o trabalho intitulado Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. Concluiu o pós-doutorado pela University of London em 1990. Obteve a livre-docência, também pela USP, sob o título Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo nos frementes anos 20, em 1992.

Foi professor da USP de 1985 até 2012 quando se aposentou. Também deu aulas na Unicamp e Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Desde 2010 era professor titular da Universidade Harvard, nos EUA.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Mais informações: (11) 3091-4612