Dirigentes se reúnem para discutir projetos e desafios da gestão da Universidade

Em encontro com dirigentes, reitor anuncia novos planos e metas para a Universidade.

“Estamos iniciando o segundo semestre deste ano com um balanço proveitoso e progresso importante em aspectos administrativos e acadêmicos.” Assim o reitor Marco Antonio Zago deu início ao encontro que reuniu dirigentes das unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados, museus e órgãos centrais da Universidade, nos dias 10 e 11 de agosto, no prédio da Reitoria.

Em seguida, o reitor informou aos presentes sobre as recentes mudanças ocorridas na estrutura da Administração Central da Universidade, com as designações do novo chefe de Gabinete da Reitoria, Osvaldo Shigueru Nakao, do novo superintendente de Relações Institucionais, José Roberto Drugowich de Felício, e do novo superintendente de Comunicação Social, Eugênio Bucci.

Zago enfatizou a importância da modernização dos processos, em especial da informatização dos sistemas de votação, projeto que já está em desenvolvimento no âmbito da Superintendência de Tecnologia da Informação. “É urgente dispormos de um sistema de consulta à comunidade, para podermos ouvir a opinião de nossos docentes, funcionários e alunos”, afirmou.

Alguns dos pontos abordados pelo reitor foram relacionados a esforços da Universidade para alterar a lei de licitações nº 8.666/1193 e para resolver a questão do teto salarial, além da implantação de um modelo de policiamento comunitário na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.

Orçamento

A situação financeira da Universidade foi outro assunto debatido com os dirigentes. “Ainda estamos gastando mais do que recebemos em valores reais, mas conseguimos estabilizar e controlar gastos”, destacou o reitor.

Entre as medidas adotadas para alcançar esses resultados, além da redução das despesas de custeio, Zago citou a implementação do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, que, aliado à suspensão de novas contratações e a outros desligamentos, como aposentadorias, demissões etc., ocorridos nos últimos dois anos, resultou na redução de 1.857 servidores. Com isso, o comprometimento do orçamento da USP com folha de pagamento no período de janeiro a julho de 2015 foi de 102%. No mesmo período do ano passado, esse índice foi de 106%.

“Mas ainda temos muita gordura para queimar”, afirmou, citando como exemplo os gastos anuais com o Hospital Universitário (HU), que são maiores do que os de unidades de ensino e pesquisa, como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a Escola Politécnica (Poli), por exemplo.

Plano de metas

Foto: Ernani Coimbra

Durante o encontro, foi apresentado o sistema de acompanhamento do plano de metas da Universidade para o ano de 2015, estabelecido em março deste ano. A apresentação foi feita pelos professores Joaquim José Martins Guilhoto, Oswaldo Baffa Filho e João Cyro André, responsáveis por esse acompanhamento.

O sistema, que deverá ser disponibilizado no Portal da Transparência até o final deste mês, permitirá a visualização dos indicadores de cumprimento de cada uma das metas. O plano de metas compreende 18 eixos de atuação, distribuídos em três domínios: acadêmico, relações com a sociedade e administrativo. Os eixos se desdobram em 76 metas específicas e as ações necessárias para a sua execução.

“Esse sistema é capaz de dar uma visão global do andamento do plano de metas. Estamos progredindo no alcance das metas, algumas de forma mais lenta, mas o processo está em andamento. Um programa de metas é um empreendimento coletivo e tem que ser organizado e desenvolvido coletivamente”, considerou o reitor.

Segundo ele, no final do ano haverá a avaliação do que foi feito em 2015 e será elaborado um novo conjunto de metas para 2016-2017.

Convênios

A superintendente Jurídica, Maria Paula Dallari Bucci, fez uma apresentação sobre a implantação do Portal de Convênios. Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Convênios, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o portal começou a ser implantado no final do ano passado. Quando estiver completo, o portal será dividido em cinco áreas predominantes – Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão, Pesquisa e Cooperação Acadêmica –, que abrigarão as diversas submodalidades de convênios, de acordo com uma taxonomia predefinida.

Até agora, as submodalidades implantadas são a de Estágios, da Pró-Reitoria de Graduação, e as de Termo de Transferência de Materiais, Acordo de Confidencialidade, Contrato de Prestação de Serviços, Convênios e Ajustes com Objeto Preponderante de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Segundo Maria Paula, os próximos passos e desafios para a implementação total do portal são a definição das instâncias nas unidades, o cadastramento e capacitação dos usuários, a funcionalidade plena das modalidades implantadas e o desenvolvimento e implantação das outras submodalidades.

O novo portal permite, entre outras vantagens, maior agilidade no processo de aprovação dos convênios e integração com os sistemas corporativos da Universidade.

Avaliação

Ao final da reunião, o reitor informou aos dirigentes que uma discussão que deverá fazer parte da pauta da Universidade nos próximos meses será a da reestruturação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). A proposta é a de que a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) passe a fazer parte da CPA. “Essa união deve ser instrumento de vinculação da avaliação institucional e individual”, explicou.

Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP