EEL lança programa de pós-graduação para professores de ciências

O Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências consiste em mestrado profissional "Stricto Sensu" dirigido a pedagogos e profissionais do ensino de ciências das áreas de exatas e biológicas.

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP está lançando uma novidade no mercado de cursos de Pós-Graduação, um programa voltado exclusivamente para Projetos Educacionais para profissionais: o Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE). O Programa consiste em mestrado profissional stricto sensu dirigido a pedagogos e profissionais do ensino de ciências das áreas de exatas e biológicas. As inscrições vão até o dia 12 de julho de 2013.

A proposta é inovadora. Tem caráter multi e interdisciplinar e visa o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado que aponte novos caminhos para a prática do ensino de ciências pautados na realidade do professor em sala de aula. Dessa forma a EEL espera contribuir diretamente na melhoria do ensino de ciências exatas e biológicas das escolas da região. Com a melhoria do ensino, jovens talentos da área, até então adormecidos, podem ser revelados. O programa também espera assim promover uma interação entre a escola de ensino superior pública, no caso a USP, com as escolas de ensino médio e fundamental regionais.

O lançamento do Programa

O lançamento oficial do Programa acontecerá dia 27 de junho de 2013, às 19h30 no Teatro S. Joaquim, em Lorena. Na ocasião haverá uma mesa-redonda onde será apresentada a estrutura do programa. A mesa discutirá temas relacionados às dificuldades do ensino das ciências exatas e buscará novos caminhos para inovar o ensino na área. Estarão presentes: o Dirigente Regional de Ensino; Coordenadores pedagógicos das demais Universidades da cidade; Representantes do Grupo de Interdisciplinaridade da PUC-SP; o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; o Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EEL e professores da USP, em Lorena.

Oportunidade de qualificação e valorização profissional

Serão convidados alunos de graduação em engenharia e licenciaturas das Instituições de Ensino Superior da Região:  Faculdades Integradas Teresa D´Ávila (FATEA), Universidade Salesiana (UNISAL) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Os professores de todas as escolas de ensino público ou particular de ensino médio e fundamental da região também foram convidados a conhecer essa nova modalidade de Mestrado Profissional. A Coordenadora do Mestrado Profissional da EEL (PPGPE), Sandra Schneider, explica que o programa é uma oportunidade de resgatar tanto a qualificação profissional quanto pessoal desses professores. Além disso, segundo ela, aqueles que participarem deste Programa poderão ser multiplicadores dos mecanismos de busca e atração de novos talentos para área de ciências e engenharia.

O processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no curso consistirá em avaliações que pretendem analisar diferentes habilidades do candidato compondo 2 fases:

1ª fase – Eliminatória: o candidato apresentará um Pré-Projeto expondo, dentre outras coisas, o tema da pesquisa, a Metodologia a ser aplicada e as possíveis contribuições desse projeto para melhoria do ensino. Também nessa fase o candidato deverá apresentar seu Currículo Lattes e o Histórico Escolar de Graduação.

2ª fase – Classificatória: O candidato será submetido a um exame escrito e uma arguição do Pré-Projeto.

A nota final será calculada de acordo com a composição das notas obtidas nas duas fases.

Bolsas

O aluno que ingressar no curso poderá solicitar bolsa de mestrado em agências de fomento apresentando seu projeto final já elaborado em parceria com seu orientador.

O PPGPE é resultado de um esforço conjunto de muitos docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação que realizam atividades e discussões relacionadas ao projeto Movimento Com Ciências (MCC) da EEL.

As inscrições estão abertas e vão até dia 12 de julho. Os interessados podem fazer suas inscrições junto à Secretaria do Programa no Departamento de Engenharia de Materiais da EEL (Campus II da EEL, em Lorena), no Bairro Santa Lucrécia ou na Secretaria da Comissão de Pós-Graduação-CPG no Campus I da EEL, na Estrada do Campinho, s/nº, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h00.

O edital encontra-se disponível na página da EEL: http://www.eel.usp.br

Mais informações: (12) 3159-9903 ou (12) 3159-5015