EESC comemora 40 anos da Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Em solenidade no Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, professores e autoridades celebraram as atividades desenvolvidas ao longo de vários anos pelos docentes e pesquisadores do Programa.

Nathália Nicola/Assessoria de Comunicação da EESC

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP comemorou na última quinta-feira, dia 21, 40 anos de trabalhos reconhecidos pela sociedade nas áreas de ensino, pesquisa e serviços à comunidade. Iniciado em 1973, o Programa é decorrência da consolidação das atividades desenvolvidas ao longo de vários anos pelos docentes e pesquisadores que atuam no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola.

A solenidade aconteceu no auditório Prof. Dr. Manoel Henrique Alba Sória, no próprio Departamento, onde reuniram-se centenas de pessoas. Compuseram a mesa de autoridades os seguintes professores: Antônio Nélson Rodrigues da Silva, coordenador do PPG-ET, Agma Juci Machado Traina – representando Arlindo Philippi Junior, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP –, o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, o presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC, Denis Vinicius Cury, e Paulo Cesar Lima Segantine, chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola.

As boas-vindas foram dadas pelo professor Antônio Nélson, que ressaltou a importância de compartilhar o passado com as pessoas que ajudaram a construir os 40 anos da Pós-Graduação. “É uma satisfação muito grande ver tantas pessoas aqui hoje, pois o momento é especial, é de compartilhar a nossa história”, destacou Nelson.

A comemoração homenageou o saudoso professor Romeu Corsini através da inauguração de um totem de identificação do departamento. “Se neste Departamento temos a realidade de hoje, é porque ao longo de sua história existiram os pioneiros, e um deles foi o professor Romeu Corsini. Ele nos deixou um grande legado”, comentou Segantine.

Desde sua criação, o Departamento já formou mais de 400 mestres e doutores que ocupam posições de destaque em universidades públicas e privadas, centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas privadas no país e no exterior. Segundo o professor Denis Cury essa posição é refletida pela qualidade dos alunos. “Assim como no programa de PPG-ET, os alunos que adentram os programas de pós da EESC são de qualidade, o que se reflete bastante no programa de ensino de uma maneira bastante positiva”, lembrou Cury.

Satisfeito por representar a diretoria da Escola, Geraldo da Costa parabenizou os pioneiros e profissionais atuantes do PPG-ET. “São 40 anos formando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho. Isso é decorrente de um bom trabalho administrado pelos professores, funcionários e alunos deste Programa”, ressaltou.

Após os pronunciamentos, foi ministrada uma palestra pelo professor João Alexandre Widmer com o tema Departamento de Engenharia de Transportes sobre a história do Departamento.

A celebração também contou com a entrega de certificados de mérito aos ex-coordenadores do Programa, feita pela professora Agma, que transmitiu as felicitações enviadas pelo professor Arlindo, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP. “Festas e celebrações são importantes para que relembremos a trajetória feita no passado, os pontos que erramos e acertamos para que possamos ter um futuro brilhante. Parabéns pelo sucesso do Programa”, declarou.

Receberam os certificados os professores Alexandre Benetti Parreira, Antonio Clóvis Pinto Ferraz, Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Tais Camponês Aguiar – esposa do falecido professor Edson Martins de Aguiar –, João Alexandre Widmer, José Bernardes Felex, José Leomar Fernandes Junior, José Reynaldo Anselmo Setti e Paulo César Lima Segantine.

O evento teve continuidade com uma homenagem ao professor Romeu Corsini, feita pelo professor Ferraz, pelo reconhecimento, respeito, seriedade e dedicação que caracterizaram a trajetória do professor. Após o pronunciamento, o professor João Marcos de Arruda Corsini, filho do homenageado, agradeceu a lembrança e recebeu das mãos da funcionária Heloísa Morgado Belo uma escultura representativa do Departamento.

A solenidade foi marcada pelo descerramento da placa alusiva aos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC e do totem do Programa, que a partir daquela data nomeou o prédio do Departamento de Engenharia de Transportes como Edifício Professor Romeu Corsini.