ESALQ realiza solenidades de formatura da classe de 2011

Evento também contará com homenagens a professores e funcionários da unidade.

Alícia Nascimento Aguiar/Assessoria de Comunicação da ESALQ

A Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2011, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP acontecerá no dia 20 de janeiro, às 18h30, no Gramado Central da ESALQ. A Classe é composta pelas 108ª Turma de Engenheirandos Agrônomos; 37ª Turma de Engenheirandos Florestais; 11ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas; 7ª Turma de Bacharelandos em Ciências dos Alimentos; 7ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental; 6ª Turma de Bacharelandos e Licenciados em Ciências Biológicas; e, Licenciados em Ciências Agrárias.

No mesmo dia, porém no período da manhã, serão realizadas duas ações que abrirão as solenidades de formatura – uma missa, às 10 horas, na Igreja São Judas Tadeu, seguida de plantio de árvore da Classe 2011, às 11 horas, no Parque da ESALQ, próximo ao Pavilhão de Engenharia e do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz.

O sarau de abertura da Sessão Solene de Colação de Grau estará a cargo da Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio de Abreu Moraes. Logo em seguida, ocorrerá a entrada do cortejo universitário composto por 125 alunos de Engenharia Agronômica, 26 de Engenharia Florestal, 25 de Ciências Econômicas, 34 de Ciências dos Alimentos, 25 de Gestão Ambiental, 35 alunos de Ciências Biológicas, 8 de Licenciatura em Ciências Agrárias, 3 alunos brasileiros e outros 2 franceses da dupla diplomação em Engenharia Agronômica, inseridos no convênio de parceria entre Brasil e França. No total, serão 283 formandos, os quais terão como paraninfo o engenheiro agrônomo Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar de São Paulo (Unica).

Os patronos serão Roberto Cano de Arruda, diretor da Sociedade Rural Brasileira – Diretoria de Suinocultura, para o curso de Engenharia Agronômica; Marcelo S. Castelli, presidente da Diretoria Executiva da Fibria, para Engenharia Florestal; Julio Toledo Piza, CEO da Brasil Agro Cia. Brasileira de Propriedades Agrícolas, para Ciências Econômicas; Colin Butterfield, presidente da Cosan Alimentos, para Ciências dos Alimentos; Marina Silva, do Instituto Marina Silva – IMAS, para Gestão Ambiental; Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos, para Ciências Biológicas.

O diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, fará a abertura da Sessão, passando à composição da mesa e execução do Hino Nacional. Na seqüência, os primeiros alunos colocados nas turmas serão contemplados com o Prêmio Luiz de Queiroz. São eles: Daniel Prezotto Longatto (Engenharia Agronômica), Laura de Sales Orioli (Engenharia Florestal), Natalia Zancan Mariano (Ciências Econômicas), Paulo Roberto de Araújo Berni (Ciências dos Alimentos), Nikolas Cristofoletti (Ciências Biológicas) e Sheron Agnez da Silva (Gestão Ambiental). A sessão prosseguirá com as homenagens que serão feitas aos professores e funcionários da ESALQ.

Maria Luisa Aguiar, graduanda em Engenharia Agronômica, será a oradora da Classe 2011, enquanto que Antonio Roque Dechen, Vice-reitor executivo de Administração da USP e docente do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, será o orador dos homenageados da noite.

Continuando, haverá o juramento das turmas, chamada dos formandos para colação de grau, discurso do paraninfo, declamação da Ode à ESALQ pelos graduandos em Engenharia Agronômica, Carla Campanaro e Paulo Ricardo Casagrande Lazzarine.

Professores e funcionários que serão homenageados

Engenharia Agronômica
Professores: Antonio Roque Dechen (LSO), Cláudio Maluf Haddad (LZT), Evaristo Marzabal Neves (LES), Jairo Antonio Mazza (LSO), Paulo César Sentelhas (LEB) e Pedro Jacob Christoffoleti (LPV)
Funcionários: David Ulrich (LPV), Éder de Araújo Cintra (LPV), Raquel Degaspari Leite (SVG) e Romeu Aparecido Rocha (LCB)