Morre aos 87 anos o professor Aziz Ab’Saber; FFLCH decreta luto

O professor da FFLCH e do IEA se destacou na pesquisa da geomorfologia brasileira.

Aziz Ab’Saber, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, morreu aos 87 anos nesta sexta-feira (16) às 10h20, vítima de um ataque cardíaco em sua residência. O velório será realizado a partir das 19 horas no Salão Nobre da FFLCH, acesso pela Rua do Matão, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, no Prédio da Diretoria e Administração. O sepultamento será no sábado (17), às 11 horas, no Cemitério da Paz (Rua Doutor Luiz Migliano, 644, Morumbi, São Paulo).

A Faculdade decretou luto oficial.

Carreira

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de1993 a1995, Ab’Saber foi um dos mais importantes estudiosos da geomorfologia brasileira. Atuou também como pesquisador das áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia.

Ao longo da carreira, Ab’Saber recebeu diversos prêmios como o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (1997 e 2005), eem Ciências Exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

Mais informações:  (11) 3091-3919, no IEA
Atualizada às 18h25.