Morre professor Ivan Teixeira, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA

O professor, que já ganhou Prêmio Jabuti e da Academia Brasileira de Letras, faleceu na noite do dia 31.

Faleceu na noite do dia 31 de janeiro, Ivan Prado Teixeira, ensaísta e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O velório do professor ocorre desde as 8 horas, estendendo-se até as 14 horas, no cemitério São Paulo, e em seguida segue para o cemitério Crematório Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes (SP), onde será cremado.

Além de professor associado de Cultura e Literatura Brasileira no CJE, Teixeira lecionou também por quatro anos e meio na Universidade do Texas, em Austin (EUA), de onde se aposentou em 2011 como professor titular de Literatura Brasileira. Teixeira organizou, prefaciou e anotou quatorze livros e escreveu outros quatro. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp/FAPESP, 1999) recebeu, na categoria ensaio, o Lasa Book Prize (USA) e o Prêmio Jabuti, em 2000. O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista (Ateliê/Unicamp, 2010) ganhou o Prêmio José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras em 2011.

Mais informações: email pliniomartins@usp.br, com o professor Plinio Martins