FMUSP e IMT comemoram centenário do professor Carlos Lacaz

Professor Lacaz fundou o IMT e foi diretor da FMUSP entre 1971 e 1978.

No dia 25 de setembro, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP promovem a Jornada Comemorativa ao Centenário do professor Carlos da Silva Lacaz.

A jornada contará com palestras, conferência, vídeos e uma visita ao acervo do Museu Histórico que leva o nome do professor, devido às suas contribuições à Medicina.

Os palestrantes serão José Eduardo da Costa Martins, professor Titular (aposentado) de Dermatologia da FMUSP; Flávio Queiroz Telles Filho, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Professor André Mota, Coordenador do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Também estarão presentes Arnaldo Lopes Colombo, Professor Titular da Disciplina de Infectologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);Maria Irma Seixas Duarte, Professora Titular do Departamento de Patologia da FMUSP e a professora Gioconda San-Blas, Head of the Science and Technology Office, Miranda State Government, Venezuela.

Haverá ainda a conferência Surto de Esporotricose no Rio de Janeiro, proferida pela Professora Rosely Zancope Oliveira.O evento acontece, das 9 às 17h10, no Teatro da FMUSP. Para mais informações, consulte a programação.

Sobre o professor

O professor Carlos da Silva Lacaz nasceu, em 1915, em Guaratinguetá no estado de São Paulo. Ingressou na FMUSP em 1934, ano em que foi fundada a Universidade. Desde aluno, se destacava. Ganhou três diferentes prêmios durante sua graduação: Rockfeller (cadeiras básicas), La Royale (curso de graduação) e Sociedade de Medicina Legal e Criminologia (cadeira de Medicina Legal).

Em 1959, criou o IMT, considerado hoje em dia centro de referência pela Organização Mundial da Saúde. Suas especialidades foram em Micologia e Microbiologia, tornando-se Professor Titular do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia e Professor de Microbiologia e Imunologia da FMUSP.

Destacou-se também como professor, tornando-se diretor da FMUSP entre 1971 e 1978. Já em 1977, criou o Museu Histórico da FMUSP, que em 1993 recebeu o seu nome. Foi ainda Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará e Universidad Nacional del Nordeste (Resisitencia, Argentina) e Membro da Academia Nacional de Medicina. Além disso, foi fundador e primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, fundada em 1997.

Mais Informações: (11) 3061-7051, site www.imt.usp.br