ICMC realiza premiação da “Olimpíada São-Carlense de Matemática”

No último dia 2, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, realizou a premiação da Olimpíada São-Carlense de Matemática (OSCM). A competição contou com a participação de 291 estudantes de 16 escolas da região, divididos em dois níveis: um com alunos no nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, e outro com alunos nos segundo e terceiro anos do ensino médio.

Após passarem por duas etapas de provas, em julho e agosto de 2012, os alunos vencedores foram, com medalha de Ouro, Gabriel Ferrari de Oliveira Colégio, do Colégio Dom Aguirre; Guilherme Anitele Silva, Escola de Educação Básica Prudentina; Murilo Vinicius Corrêa Trassi Colégio, Colégio Dom Aguirre; e Vitor Dias Gomes Barrios Marin, Escola de Educação Básica Prudentina.

Receberam medalha de prata Prata Daniela Ferrari de Oliveira, do Colégio Dom Aguirre; Francisco Ambrosio Garcia, Colégio La Salle; Giovani Bonassoli, Colégio Dom Aguirre; Kaique de Oliveira, Colégio Interativo São Carlos; e Ryunosuke Watanabe Tagami, Colégio Puríssimo Coração de Maria. Os ganhadores da medalha de bronze foram Alan Lembo da Silva, do Colégio Interativo São Carlos; Andriela Francisco Ferreira, Colégio Integral São João; Leonardo Domingues do Amaral, do Colégio Dom Aguirre; e Marília Costa Rosendo Silva, Colégio Interativo São Carlos, Tiago Foloni Tessarolli, Fundação Educacional Dr. Raul Bauab; e Victor Rocco Drisostes, Colégio Dom Aguirre.

Com os resultados, sagrou-se campeão o Colégio Dom Aguirre, de Sorocaba (interior de São Paulo). A vice-campeã foi a Escola de Educação Básica Prudentina, de Presidente Prudente (interior de São Paulo). A OSCM também homenageou o professor Eduardo Furlan Figueiredo, do colégio Interativo São Carlos.

A OSCM é um evento patrocinado pelo ICMC e conta com o apoio do CNPq através do programa nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Seus objetivos principais são estimular o estudo da Matemática pelos alunos, influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos na região, promovendo o entusiasmo pela Matemática através da resolução de problemas bonitos e desafiantes, que são a marca registrada das olimpíadas de Matemática em geral.

Mais informações: email comunica@icmc.usp.br, site www.icmc.usp.br/~olimpiada/