José Goldemberg receberá “Prêmio Professor Emé­rito”

O "Prêmio Professor Emé­rito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita" é concedido anualmente a uma personalidade de destaque na educação brasileira.

Da Assessoria de Comunicação do CIEE

José Goldemberg receberá o 18º Prêmio Professor Emé­rito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, concedido anualmente a uma personalidade de destaque na educação brasileira. Pro­movido pelo CIEE em parceria com o Estadão, o prêmio será entregue no Dia do Profes­sor (15 de outrubro, às 10 horas), no Teatro CIEE, após um café da manhã, em cerimônia para convidados.

“Trata-se de uma justa homenagem à figura hoje insuficientemente lembrada do educador”, afirma Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE e da comissão julgadora do prêmio. “Para reforçar o reconhecimento, a entrega da láurea e do troféu ocorre exatamente no Dia do Professor, uma data quase esquecida no calendário das comemorações nacionais”, conclui.

Autor de várias obras científicas, doutor em ciências físicas e professor pesquisador de universida­des brasileiras e do exterior, Goldemberg tem significativa trajetória na área educacional, tendo sido reitor da USP, entre ou­tras atividades.

Também deu relevante contribuição à administração pública, como ministro da Educação e secretário do Meio Ambiente (Federal) e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita é concedido anualmente a um educador que tenha prestado contribuição destacada ao ensino e ao desenvolvimento em áreas relevantes do conhecimento. O homenageado é escolhido a partir de uma lista de nomes sugeridos num processo aberto, do qual participam conselheiros do CIEE, Professores Eméritos anteriores e personalidades dos mundos acadêmico e empresarial.

Com a escolha de William Saad Hossne, o Prêmio Professor Emérito chegou à sua 17.ª edição, já tendo sido outorgado a Delfim Netto (2012), Angelita Gama (2011), José Cretella Junior (2010), Adib Jatene (2009), Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Paulo Vanzolini, Ives Gandra Martins, entre outras personalidades.

Mais informações: email jacyra@cieesp.org.br