Laboratório da Esalq recebe certificação de qualidade do Inmetro

O LAQS consta na lista de laboratórios acreditados para realização de análises químicas do solo para fins de classificação e de avaliação da fertilidade do solo. Com isso, passa a ser o único laboratório brasileiro acreditado para realização de análise de solo que contempla simultaneamente ensaios de avaliação da fertilidade e para fins de classificação.

O Laboratório de Análise Química do Solo (LAQS) do Departamento de Ciência do Solo (LSO) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, recebeu em março a acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na NBR ISO 17025, norma referente à certificação da qualidade de laboratórios de ensaios.

Em 2011, o laboratório completou o processo de adequação, completou o processo de adequação que envolveu todo o sistema de qualidade, submetendo assim, o pedido de acreditação ao Inmetro. A adequação incluiu melhoria nos procedimentos gerenciais e técnicos, atenção especial no atendimento ao cliente e treinamento permanente dos recursos humanos.

Mais informações: site www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble