Mais alunos da rede pública de ensino ingressaram na USP em 2012

Em 2012, a porcentagem de ingressantes vindos de escola pública foi de 28%, o que corresponde a um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano passado.

Informação importante: O Programa de Avaliação Seriada foi encerrado em 2018. Para informações sobre como estudar na USP, consulte https://www5.usp.br/ensino/

Da Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP

Em 2012, mais alunos da rede pública de ensino ingressaram na USP, segundo os dados apresentados pela Pró-reitora de Graduação da USP, Telma Maria Tenório Zorn. Este ano, a porcentagem de ingressantes de alunos da escola pública foi de 28%, registrando aumento de três pontos percentuais em relação ao ano passado.

Do total de 10.852 vagas oferecidas no Vestibular, 3.038 foram preenchidas por oriundos da escola pública, beneficiados pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp).

Em março do ano passado, o Conselho de Graduação aprovou mudanças no Inclusp. O Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), uma das mais importantes ações do Inclusp, passou a proporcionar bônus de até 15% aos estudantes que cursaram o ensino fundamental em escola pública e matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio também em escola pública.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no Vestibular e fazendo a prova, estes receberam 2% de bônus. Alcançando 40 dos 90 pontos possíveis na prova, receberam os 5% de bônus integralmente e podem carregar esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

Das 3.038 vagas preenchidas por alunos da escola pública neste ano, 10,5% são de  alunos beneficiados diretamente pelos bônus concedidos pelo Programa de Avaliação Seriada (Pasusp).

“A nossa meta é sempre incluir com qualidade. Queremos que os alunos das escolas públicas ingressem na USP por mérito, com condições de acompanhar o curso e vivenciar plenamente sua vida acadêmica. Isso já está comprovado pelo desempenho que esses alunos têm alcançado”, afirmou a pró-reitora, referindo-se à análise da média global desses estudantes, entre os anos de 2007 e 2010, em comparação ao desempenho do total geral de alunos da Universidade.

Perfil socioeconômico

Outros dados apresentados pela pró-reitora referem-se ao perfil socioeconômico dos ingressantes da rede pública, beneficiados pelo Inclusp/Pasusp.

A renda familiar mensal da maior parte dos alunos beneficiados pelo Inclusp — 28% — que ingressaram na Universidade, está entre três e cinco salários mínimos. Projetando esse mesmo dado para os alunos do Pasusp, esse índice chega a 34,8%. Na média geral dos ingressantes na USP, essa porcentagem é de 19,2%.

Quanto ao grau de instrução da mãe dos alunos que optaram pelo Inclusp, 31,9% declararam ter ensino médio completo e 25,2% nível universitário completo. Na média geral da USP, 21,6% das mães tem ensino médio completo e 48% com nível universitário completo.

Dos alunos beneficiados pelo Pasusp, quase a totalidade dos aprovados – 99,1% – prestou o Vestibular da FUVEST pela primeira vez em 2012 e 35,1% também se inscreveram para o vestibular da Unicamp e da UNESP.

Cursos Inclusp

A pró-reitora de Graduação ressaltou que, em todos os cursos da USP, sem exceção, há ingressantes beneficiados pelo Inclusp. Alguns desses cursos, entretanto, mereceram destaque quanto ao maior número de oriundos da escola pública. O cálculo das porcentagens foi feito de acordo com o número de vagas oferecidas.

Na área de Humanas, os cursos de Letras (42,8%), Pedagogia (40%), Jornalismo (39%), Ciências Sociais (34,5%) e Direito (21,7%) tiveram a maior porcentagem de ingressantes da escola pública, beneficiados pelo Inclusp.

No campo das Biológicas, os destaques foram os cursos de Farmácia-Bioquímica (45,3%), Enfermagem (33,7%), Medicina Veterinária (27,5%), Ciências Médicas – campus de Ribeirão Preto (22%) e Medicina (17,7%).  Em Exatas, Matemática (51%), Licenciatura em Física (50%) e Bacharelado em Sistemas da Informação (42,5%).

Mais informações: (11) 3091-3220/ 3300/ 9655-8512