Morre o professor Robert Lee Zimmerman

Professor aposentado da FFCLRP, Zimmerman foi vítima de acidente aéreo com seu monomotor.

Rosemeire Soares Talamone / Serviço de Comunicação Social da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto

Faleceu aos 84 anos o professor Robert Lee Zimmerman, aposentado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.  Zimmerman foi vítima de acidente aéreo com seu monomotor, no início do mês de maio, na encosta oriental da montanha Howell, Estados Unidos.

O professor trabalhou na FFCLRP de outubro de 1986 a 1999, quando se aposentou. Segundo o professor Osvaldo Baffa Filho, do Departamento de Física da FFCLRP, Zimmerman foi responsável pela criação do programa de pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia. “Esse foi um passo fundamental para consolidar um grupo de pesquisa nessa área que hoje tem reconhecimento nacional e internacional e que, anos mais tarde, viria dar origem ao curso de graduação em física médica, também pioneiro na USP e na América Latina”.

Amigos relatam sua paixão pelos esportes de aventura.  Corria, esquiava, escalava montanhas, voava de asa delta e pilotava o seu próprio avião. “Quando corria dizia que a oxigenação e o aumento de temperatura do corpo ativavam o seu cérebro e conseguia resolver muitos problemas”, relata Baffa FIlho.

Zimmerman também atuou no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, por mais de 15 anos e, antes disso, foi professor do Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos e pesquisador visitante das Telecomunicações Brasileira e da Comissão Nacional de Energia Nuclear em São Paulo.

Mais informações: (16) 3602.3522

Scroll to top