Morre professora Judith K. Kloetzel, primeira mulher a presidir a Adusp

A docente notabilizou-se por sua intensa militância sindical antes mesmo de assumir a presidência da entidade.

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP comunicou hoje (2) o falecimento da professora Judith K. Kloetzel, do Departamento de Parasitologia.

A docente, primeira mulher a presidir a Adusp (1985-1987), notabilizou-se por sua intensa militância sindical, antes mesmo de assumir a presidência da entidade.

Envolveu-se na luta pela anistia, durante a Ditadura Militar, tendo participado do Comitê Brasileiro de Anistia (CBA) como representante da Adusp, desde sua formação, em reuniões realizadas no Teatro Ruth Escobar.

Na visão de Judith, o exercício da política era um atributo da cidadania, digno de dedicação e de orgulho. “Participei ativamente de quase todas as atividades do CBA São Paulo”, declarou ela em depoimento prestado à Fundação Perseu Abramo (FPA) em 2006. “Os anos de luta pela anistia, assim como as atividades posteriores, recepção de anistiados em aeroportos, conquista de anistia para os cassados e presos políticos, apoio à greve dos metalúrgicos do ABC etc., constituíram durante vários anos a minha atividade prioritária, quando freqüentemente descuidava das atribuições como professora da USP, sendo advertida pelos meus colegas que eu estaria me prejudicando profissionalmente”.

A professora considerava sua participação na luta pela Anistia como “a parte mais significativa” de sua vida, excetuando-se a família, e “a contribuição mais importante” para a sociedade em geral. “Esta atividade significa mais do que os aproximadamente 50 trabalhos científicos que publiquei em revistas nacionais e estrangeiras, as mais de 12 teses de mestrado e doutorado orientadas”, registrou no seu depoimento à FPA. “A luta pela anistia fez com que eu crescesse e amadurecesse política e pessoalmente”.

Em breve, familiares e amigos divulgarão a data de um serviço religioso em sua memória.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICB

Mais informações: (11) 3091-7262, email secrebmp@icb.usp.br

 

Scroll to top