Morre zoólogo e compositor Paulo Vanzolini; enterro será no Cemitério da Consolação

Vanzolini teve extensa carreira na área da Zoologia desde o final da década de 40, quando começou a trabalhar no Museu de Zoologia (MZ) da USP.

Faleceu no dia de 28 de abril o zoólogo e ex-diretor do Museu de Zoologia da USP, Paulo Emílio Vanzolini. Conhecido por suas composições Ronda e Volta por Cima, Vanzolini já apresentava um quadro de pneumonia extensa desde quinta-feira, 25. Seu velório ocorre nesta manhã, 29 de abril, no Hospital Albert Einstein e seu enterro está previsto para acontecer ainda nesta segunda-feira, 29 de abril, no Cemitério da Consolação.

Como pesquisador, teve extensa carreira na área da Zoologia desde o final da década de 40, quando começou a trabalhar no Museu de Zoologia (MZ) da USP. Durante sua gestão como diretor, viabilizou grande aumento da coleção de répteis e anfíbios do museu. Graduado em medicina, fez doutorado em Zoologia na faculdade americana de Harvard. No país foi membro do primeiro Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e prêmio da Fundação Guggenheim, em Nova Iorque, pelas suas contribuições ao progresso científico. Em 2008, doou sua biblioteca pessoal ao MZ; são mais de 25 mil títulos – um dos maiores acervos de herpetologia da América do Sul – distribuídos em separatas, periódicos, obras raras, livros e mapas; com valor estimado em mais de US$ 300 mil, segundo o governo do Estado de São Paulo.

Na música, o compositor teve suas canções interpretadas por grandes artistas brasileiros, como João Gilberto, Chico Buarque e Maria Bethânia; além de ter criado o imortal verso “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Deixa cinco filhos do primeiro casamento e a mulher, Ana Bernardo.

Scroll to top