Novo site amplia divulgação das pesquisas do Cepea sobre frutas e hortaliças

Entre o conteúdos do site estão preços de comercialização, análises de mercado diárias, vídeos quinzenais e todas as edições da revista impressa Hortifruti Brasil.

Todos os preços de frutas e hortaliças do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, estão disponíveis online a partir de hoje. Diante do volume de dados e particularidades dos 13 setores que acompanha periodicamente, a equipe Hortifruti Cepea criou um site específico para disponibilizar o conteúdo de suas pesquisas. Em breve, todo o site do Cepea também estará remodelado.

Neste site estão reunidos preços de comercialização, análises de mercado diárias, vídeos quinzenais, todas as edições da revista impressa Hortifruti Brasil, pesquisas sobre marketing do setor e gestão de propriedades hortifrutícolas (custos de produção) e ainda as principais notícias sobre o setor (“Radar”).

Os interessados em séries de preços de frutas e hortaliças encontram um sistema de busca que acessa integralmente o banco de dados Hortifruti Cepea, podendo selecionar produto, região, período e frequência dos preços (se diário/semanal, mensal ou anual). Há informações sobre batata, cebola, tomate, cenoura, folhosas, banana, citros, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva em dezenas de regiões, em diferentes níveis de mercado (ao produtor, beneficiador, atacado, indústria). Para vários deles, as séries se iniciam em 2001. Todas as consultas podem ser rapidamente exportadas para o Excel.

Além de acessar o site e conferir as atualizações diárias, interessados podem também se cadastrar para receber avisos de destaques em seus emails. Está disponível ainda um número de whatsapp para conversas rápidas.

Todo o conteúdo é elaborado a partir de levantamentos primários feitos por pesquisadores e estagiários de diferentes cursos de graduação, com a coordenação direta da professora da Esalq Margarete Boteon. Ao longo de todo o dia, a equipe Hortifruiti Cepea conversa com compradores, vendedores, intermediários e outros profissionais de todo o país que se relacionam com os 13 setores acompanhados.

Essas pesquisas são realizadas há 15 anos e veiculadas principalmente pela revista Hortifruti Brasil, aberta no site do Cepea e também distribuída por correio (7 mil exemplares), sem custos, sobretudo a produtores rurais. Além disso, os dados e análises eram e continuam a ser divulgados também por newsletters, vídeos no youtube e até por mensagem para celular.

Em seu conjunto, essas pesquisas preenchem a séria lacuna que havia de falta de informações de mercado nas principais regiões produtoras de frutas e hortaliças. Cumprem, portanto, papel social, à medida que reduzem a assimetria de informação entre os agentes e auxilia na melhora da gestão dos negócios hortifrutícolas.A comunidade Hortifruti Cepea é formada por todos que se relacionam com esse grande setor.

Da Assessoria de Imprensa Cepea

Mais Informações: site www.hfbrasil.org.br

Scroll to top