Pesquisadores da USP recebem prêmio Capes Elsevier 2015

O prêmio será entregue dia 12 de novembro em Brasília, Distrito Federal.

Pesquisadores da USP estão entre os que mais contribuíram para a produção científica e orientação de mestrandos e doutorandos do País. A USP será representada pelos pesquisadores João Santana da Silva (Ciências Biológicas), Luiz Antônio Martinelli (Ciências Agrárias), Marcus Lira Brandão (Ciências Humanas) e Renato Janine Ribeiro (Letras, Linguísticas e Artes). A entrega do Prêmio Elsevier 2015 será dia 12 de novembro em Brasília, Distrito Federal.

O reconhecimento é uma iniciativa da Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), que tem como objetivo homenagear instituições e pesquisadores em vários países. Entre os critérios adotados para a seleção dos vencedores, estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na ferramenta de pesquisa Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.

Professor titular da USP na disciplina de Ética e Filosofia Política, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Renato Janine Ribeiro atua na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria política. Foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Possui 89 capítulos de livros e 18 livros editados. Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 11 trabalhos em anais de eventos e 18 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997) e a Ordem de Rio Branco (2009). Em 2008, presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca. Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura e na TV Globo.

Com atuação principal em pesquisas sobre Regulação da Resposta Imune, João Santana da Silva é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Pesquisador do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da FMRP. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador da Área de Ciências Biológicas III da CAPES e Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde.

O Luiz Antonio Martinelli é professor titular da USP e atua no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Ecossistemas Tropicais utilizando isótopos estáveis como traçadores dos ciclos do carbono, nitrogênio e água.

Professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Marcus Lira Brandão é também pesquisador do CNPq. Possui cerca de 205 artigos indexados nas principais bases de dados internacionais, com mais de 5.000 citações na literatura. É fundador do Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC), sediado em Ribeirão Preto.

Da Assessoria de Comunicação da Elsevier

Mais informações: email flavia.mbarreto@ideiacasada.com.br