Portal de Revistas da USP está entre os 50 melhores portais do Ranking Web of Repositories

O ranking espanhol classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo.

O Portal de Revistas da USP  foi ranqueado pela primeira vez pelo Ranking Web of Repositories, edição de julho de 2015. A publicação ficou em 34º posição, entre outros 300 repositórios considerados top mundiais.

O Ranking Web of Repositories é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que classifica repositórios institucionais e portais de revistas de todo o mundo de acordo com a sua presença na web, sendo elaborado semestralmente.

O Ranking existe desde 2008 e tem o objetivo de favorecer iniciativas de acesso aberto para a promoção da avaliação da produção científica apoiada no amplo uso de repositórios. O ranking adota como critérios de classificação de repositórios um conjunto de métricas que avaliam sua presença na web, seu impacto e seu uso, a partir de quatro indicadores: tamanho (size) do repositório na web, considerando o número de páginas disponíveis online, o que determina sua presença; quantidade de arquivos pdf disponíveis (rich files); visibilidade (visibility), que leva em conta o número de links externos recebidos pelo repositório, que determina impacto e uso e o número de itens indexados no banco de dados Google Scholar.

O Portal de Revistas da USP foi lançado em 2008 com o objetivo de ampliar a visibilidade dos periódicos editados pela USP por meio de sua publicação na Internet. A coleção do Portal de Revistas da USP é formada por periódicos científicos, revisados por pares e de todas as áreas do conhecimento.

Mais Informações: site http://www.sibi.usp.br/noticias/ranking-web-of-repositories-2015/

Scroll to top