Professor da EESC toma posse na Academia Brasileira da Qualidade

A ABQ é uma organização não governamental e tem como membros profissionais em atividades de engenharia e gestão da qualidade.

Nathália Nicola,/Assessoria de Comunicação da EESC

O professor Iris Bento da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foi empossado membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).

A ABQ é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e tem como membros pessoas experientes e de reconhecida competência profissional em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, gestão da qualidade e excelência na gestão, sendo vinculadas a universidades, empresas e organizações públicas ou privadas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da engenharia em benefício da organização e da sociedade brasileira.

O docente, que também participou da fundação da Academia em outubro de 2010, foi empossado durante solenidade na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizada no último dia 20. “Para mim é uma honra ser um dos membros fundadores da ABQ. Minha posse ressalta a importância em darmos continuidade à difusão do conhecimento da excelência em gestão da qualidade”, declarou Silva.

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP em 1975, Iris Bento possui mestrado e doutorado na área pela Unicamp em 1989 e 2000, respectivamente. Também possui especializações em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN) e em Engenharia de Fabricação pela USP, e aperfeiçoamentos em CNC, nos EUA, e em Cold Forging, no Japão.

Silva trabalhou na indústria ocupando cargos de direção. Foi diretor técnico do Sindicado Nacional das Indústrias de Forjarias e professor na Unicamp, na especialização em Qualidade Industrial. Atua nas áreas de Conformação, Processos de Fabricação e Lean Seis Sigma.

Presidida pelo professor João Mario Csillag, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, a ABQ é administrada por um colegiado eleito entre os membros de acordo com seu Estatuto. Para integrar à Academia, o novo membro é indicado por um ou mais acadêmicos e posteriormente eleito pelo grupo, caso alcance 2/3 de votos.

Mais informações: email eesc.comunica@usp.br