Professor da FMRP receberá homenagem da Sociedade Brasileira de Química

Professor Lewis Joel Greene receberá, dia 27 de maio, o "Prêmio PubliSBQ – Ângelo da Cunha Pinto".

O professor Lewis Joel Greene, titular voluntário (colaborador sênior) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, receberá o “Prêmio PubliSBQ – Ângelo da Cunha Pinto” durante a sessão de homenagens da 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A sessão é destinada à premiação de personalidades de destaque da ciência brasileira.

Nascido em Nova York em 1934, o professor Greene terminou em 1962 o doutorado em Bioquímica e Biologia Celular na Rockefeller University, em nos Estados Unidos. Em 1968, a convite do professor Maurício Oscar Rocha e Silva, atuou como cientista visitante no Departamento de Farmacologia da FMRP. Estudou com o professor Sérgio Henrique Ferreira peptídeos vasoativos do veneno da jararaca, pesquisa que colaborou com a descoberta de um peptídeo potente contra a hipertensão.

Em 1974, então como professor visitante, foi um dos fundadores do Centro de Química de Proteínas da FMRP, com a ideia inovadora de oferecer análises especializadas de proteínas a outros pesquisadores, contribuindo com avanços importantes na área de bioquímica no Brasil. Naturalizado brasileiro, seguiu como docente pela FMRP, onde permanece até hoje.

A reunião da SBQ acontece em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. A sessão de homenagens será no dia 27 de maio, das 21 às 22 horas.

Mais informações: (16) 2101-9300, http://www.sbq.org.br/38ra/ 

Scroll to top