Professor Marcos Sorrentino, da Esalq, recebe Medalha Defesa Civil Nacional

Medalha é concedida anualmente reconhecendo serviços relevantes ao País e à comunidade nacional em assuntos de defesa civil.

O professor Marcos Sorrentino, do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foi agraciado com a Medalha Defesa Civil Nacional (ano 2013) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

A cerimônia aconteceu dia 4 de novembro, no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

A Medalha Defesa Civil Nacional, criada em 2002 pelo Decreto nº 4.217, é concedida anualmente a até cinquenta personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições ou bandeiras das instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao País e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil.

Marcos Sorrentino possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu doutorado em Educação (1995) e pós-doutorados no Departamento de Psicologia Social da USP e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), onde também foi pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde a década de 1970, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na Unesp, campus de Assis. Desde 1988, atua no Departamento de Ciências Florestais da Esalq e, atualmente, como professor livre-docente, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq