Programação da ECA TV traz ciência, comunicação e cultura

Novo projeto de comunicação da ECA visa difundir produção acadêmica e contar um pouco sobre as atividades das pessoas que trabalham, estudam e pesquisam na Escola.

Do Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA

Lançado no dia 24 de setembro, o novo projeto de comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a ECA TV, conta com uma grade de sete programas e procura trazer uma programação ampla e variada para difundir a produção acadêmica da Escola e contar um pouco sobre as atividades das pessoas que trabalham, estudam e pesquisam na ECA.

O programa  Criar Ciência traz uma entrevista com um professor-pesquisador da ECA acerca de sua trajetória acadêmica e seu papel na Escola. O entrevistador é sempre escolhido pelo entrevistado e tem a duração mais longa da grade de programação,  em torno de 50’. A pós-graduação, formação-chave para a expansão de qualquer universidade, é apresentada no programa Em Hipótese, no qual se tem o registro de mestrados e doutorados ou conversas com pesquisadores de pós-doc. No Escolha Certa, um aluno de graduação é convidado a falar sobre sua escolha pela ECA e como é a formação no curso escolhido, os desafios e as possibilidades. Além dessas atividades, a ECA realiza também inúmeros eventos, palestras e exposições que não poderiam ficar fora da programação. Para tanto, foi criado o Aconteceu, que consegue mostrar a dinâmica da Escola.

Além do Ofício vai além do meio acadêmico, trata de uma conversa com funcionários da ECA, tão importantes quanto o corpo discente e docente na formação da Escola. São abordadas suas habilidades e atividades a fim de explicitar suas funções. Já em Famoso, quem? é a vez de ex-ecanos com projeção no mercado de trabalho darem seu depoimento acerca da profissão e seus pormenores no campo de atuação.

As experiências de intercâmbio são difundidas pelo Outros Horizontes, no qual um aluno que esteja atualmente fora do País fala com o propósito de mostrar ao espectador as vantagens acadêmicas e culturais dessa troca.

De modo geral, o novo projeto chega para disseminar as ideias discutidas e inovações surgidas da união da comunicação e das artes, que fazem da ECA referência no ensino e na pesquisa dentro de fora do Brasil.

Mais informações: site http://www3.eca.usp.br/ecatv