TV USP Bauru vence como melhor programa e interprograma em festival

Festival audiovisual nacional, em João Pessoa, premiou os produtos “3x4” e “Dicas da Turminha”, produzidos pela TV universitária bauruense.

Tiago Rodella / Assessoria de Imprensa do Centrinho

Pela terceira vez consecutiva, a TV USP Bauru foi premiada no Fest Aruanda. Desta vez, na nona edição do festival de audiovisual nacional, a TV do campus bauruense da USP levou prêmios em duas categorias: o “3×4” ganhou como melhor programa de TV Universitária e o “Dicas da Turminha”, mais uma vez, levou o posto de melhor interprograma.

O Fest Aruanda ocorreu em João Pessoa (PB) entre os dias 11 e 17 de dezembro e contou com homenagens e prêmios a artistas como Daniel de Oliveira e Alceu Valença.

Um dos premiados, o programa “3×4” visa a divulgação científica do campus da USP de Bauru. Na edição que foi premiada no festival, os temas abordados foram sistema FM, prótese de palato e uma aula com pacientes simulados.

“O nosso grande desafio é divulgar essas atividades da universidade de maneira que fique um produto atrativo para todos. Quando conseguimos fazer isso, criamos esse elo entre a universidade e a sociedade, que é um dos grandes pilares da TV Universitária e também a grande meta da divulgação científica”, aponta a produtora da TV USP Bauru, Paula Marques.

O outro premiado é um velho conhecido. O “Dicas da Turminha” é um programete com abordagem educativa sobre diversos temas. O diferencial é que quem passa essas dicas são os fantoches da turma do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o Centrinho. “O interprograma já havia sido premiado na edição anterior do festival e, para nossa grata surpresa, fomos premiados novamente neste ano. É uma prova de que estamos conseguindo fazer uma programação de qualidade”, relata Vitor Oshiro, jornalista da equipe.

O episódio escolhido como melhor interprograma do Fest Aruanda tratou sobre bullying e teve a pós-graduanda do Centrinho Marina Bigeli Rafacho na consultoria técnica.

Nas duas edições anteriores do Fest Aruanda, a TV USP Bauru já havia ganhado exatamente na mesma categoria de melhor interprograma. Na primeira vez, o “Saber Saúde” foi o vencedor e, no ano passado, o prêmio ficou com o “Dicas da Turminha”.

Além do programa e do interprograma premiado em 2014, a TV USP Bauru ainda teve outros dois produtos selecionados para concorrer ao festival: a reportagem “Fonoaudiologia Forense ajuda a elucidar crimes” e o interprograma “Saber Saúde” sobre hanseníase.

A equipe da TV USP Bauru, além de Vitor e Paula, é formada por mais duas pessoas: o cinegrafista Nico Stolzel e o editor Guilherme Bacciotti.

O Fest Aruanda tem como objetivo fomentar, reconhecer e contemplar os novos talentos e futuros profissionais da área do audiovisual no circuito estadual, regional e nacional.

“O Fest Aruanda é muito reconhecido, principalmente na área de cinema. Mas ele é um dos poucos festivais que premiam produções de televisões universitárias. Tanto que universidades de todo o País acabam mandando seus produtos. Por isso, é muito importante este reconhecimento”, destaca a produtora da TV USP em Bauru, Paula Marques.

Serviço

A TV USP Bauru é exibida na programação da TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 60.3 UHF Digital. Para saber mais sobre a TV USP Bauru, acesse o site, a página no Facebook ou o canal no YouTube.