Ciclofaixa é inaugurada com pedalada de autoridades do campus “Luiz de Queiroz”

O campus “Luiz de Queiroz” realizou a inauguração da ciclofaixa que foi demarcada durante a Semana da Mobilidade Sustentável, na Alameda Principal.

O campus “Luiz de Queiroz” realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro, a inauguração da ciclofaixa que foi demarcada durante a Semana da Mobilidade Sustentável, na Alameda Principal. Estiveram presentes o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, o vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, o prefeito do Campus, professor Fernando Seixas, o presidente da Comissão de Mobilidade do Campus, professor Ciro Abbud Righi, entre outros representantes de diversos setores da universidade. A inauguração foi finalizada com a pedalada dos dirigentes.

Para Nussio, essa primeira ciclofaixa demandará um novo padrão de comportamento dos frequentadores do Campus. “Tenho certeza que, com esse conjunto de opções de transporte, haverá uma forma de convívio melhorado, mas também vai exigir uma política de tolerância e respeito”. Ele lembrou que, em sua época de estudante, as ruas da Escola eram de terra ou paralelepípedos e que, por isso, era mais difícil andar de bicicleta, mas isso não impedia que a maior parte dos alunos e funcionários a usassem. “O que fazemos aqui é tentar resgatar essa possibilidade, já que as facilidades para a mobilidade melhoraram muito”, declarou. O diretor também parabenizou a Prefeitura do Campus pela iniciativa.

Seixas ressaltou que a boa convivência e a tolerância ainda são deficientes. “A maior parte dos frequentadores do Campus necessita começar a imaginar que é alterando a realidade aqui dentro, que poderemos transplantar para fora”, afirmou. O prefeito ainda comentou que o trabalho, feito em equipe, valoriza a percepção da necessidade de um trânsito mais cidadão, seguro, ecologicamente correto e compartilhado.

Já o professor Ciro Abbud, citou os dados do levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de agosto deste ano, pela Prefeitura e Comissão de Mobilidade do Campus, que indica que apenas 6% da comunidade universitária utiliza bicicleta. “A ciclofaixa mostra que quem adere a outro meio de transporte ainda tem espaço. Só é preciso haver respeito e que cada um faça sua parte no trânsito”, disse. Além disso, Abbud deixou um recado aos frequentadores da ESALQ: “Sejam cidadãos de verdade, respeitem a lei e façam os outros a respeitarem também. E, assim, o país vai para frente”.

A Semana da Mobilidade Sustentável do Campus aconteceu entre os dias 21 e 24 de setembro e envolveu diversas atividades como palestras, oficinas visando à prevenção de acidentes e intervenções com os temas: respeito, consciência e sustentabilidade no trânsito.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq