Nova edição da Revista USP traz dossiê sobre clima

Edição foi organizada pelo professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor do Instituto de Física (IF) da USP e referência mundial em mudanças climáticas.

A Revista USP acaba de disponibilizar sua nova edição (nº.103, 2014), que traz um dossiê sobre o clima, discutindo as mudanças climáticas que vêm ocorrendo em diversas partes do mundo.

Organizada pelo professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor do Instituto de Física (IF) da USP e referência mundial em mudanças climáticas, a edição discute questões como os extremos climáticos, o papel dos oceanos regulando o clima do planeta, a evolução dos modelos climáticos, o futuro climático do Brasil, entre outras.

No artigo “Mudanças climáticas e o Brasil”, Artaxo reflete sobre a necessidade do país em se adaptar as efeitos dessas mudanças, que terá um grande impacto em setores econômicos como a agricultura e a geração de hidroeletricidade. A pesquisadora Maria Assunção Faus da Silva Dias, no texto “Eventos Climáticos Extremos”, expõe que a previsibilidade dos extremos climáticos e a comunicação dos fenômenos associados para os diversos usuários são ainda uma prioridade que exige abordagem multidisciplinar.

Além dos artigos que compõem o dossiê, o número traz também as seções “Artes”, “Textos” e “Livros”.

Publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social da USP, a Revista USP pode ser encontrada em São Paulo nas livrarias da Edusp, Livraria da Vila e Livraria Cultura. No Rio de Janeiro, está disponível na Livraria Travessa. Também é possível receber a publicação em casa. Informações sobre assinaturas podem ser consultadas neste endereço.

Mais Informações: site http://www.revistas.usp.br/revusp, email revisusp@edu.usp.br