Professor da FEARP lança livro sobre cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais

O evento de lançamento foi durante o 4º Seminário do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), realizado no dia 24 de novembro, em Holambra (SP).

O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, Marcos Fava Neves, está lançando nesta semana o livro Mapeamento e Quantificação da Cadeia de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil. O evento de lançamento foi durante o 4º Seminário do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), realizado no dia 24 de novembro, em Holambra (SP).

O livro é resultado de trabalho realizado ao longo de seis meses. Os pesquisadores visitaram 20 cidades, distribuídas em seis estados e também no Distrito Federal, totalizando 107 entrevistas com produtores, gestores de associações e cooperativas, pesquisadores, especialistas, profissionais de empresas fornecedoras de insumos e canais de distribuição.

Alguns dos principais resultados do estudo mostram que a cadeia produtiva de plantas e flores ornamentais gerou, em 2014, um PIB de R$ 4,5 bilhões. “Foram R$ 10,2 bilhões somente em movimentação financeira e aproximadamente 190 mil empregos diretos”, destaca Fava Neves, que coordenou o livro junto a Mairum Junqueira Alves Pinto, da empresa de consultoria Markestrat.

O levantamento foi elaborado por pesquisadores da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à FEARP, e da Markestrat, com o apoio do Ministério da Agricultura, da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Ibraflor.

O livro é gratuito e está disponível para acesso no site da FEARP.

Da Assessoria em Comunicação da FEARP

Mais informações: (16) 3931-1313

Scroll to top