Revista Visão Agrícola da Esalq lança edição sobre cafeicultura

Capa do número 12 da publicação traz o tema “Líder mundial, Brasil vive transição de modelo”, discutindo a cultura do café.

Caio Albuquerque / Assessoria de Imprensa da Esalq

“A cultura do café é, certamente, propulsora de uma série de transformações, em fronteiras agrícolas diversas do território brasileiro. Mais recentemente, o café é tratado dentro do conceito de cadeia produtiva, envolvendo a gestão profissional de diversos tipos de agentes, sempre pautado por relações eficientes de integração e sinergia”. Com essa introdução, José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, apresenta a edição número 12 da revista Visão Agrícola.

Em 132 páginas, a revista oferece um rico panorama desta cultura que por décadas representou a força da economia nacional. Conforme editorial, a proposta desta edição vai ao encontro deste novo momento da cafeicultura brasileira, com destaque para as novidades relacionadas temas como melhoramento genético, instalação da lavoura, fitossanidade, fertilidade, nutrição, atividades de colheita e de pós-colheita, qualidade da bebida, custos e comercialização.

No espaço Fórum, Carlos Alberto Paulino da Costa assina o artigo “Apesar de preços baixos, fundamentos do café são positivos”. Entre as reportagens desta edição estão: Cafeicultura enfrenta transição de modelo e preços voláteis; Futuro está na produção em escala e nos cafés comerciais; OIC comemora 50 anos com Semana do Café, em Minas Gerais; História do café se confunde com história do Brasil.

Os editores responsáveis da revista são Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia (LZT) e Nelson Sidnei Massola Junior, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) e as coordenadoras dessa edição foram José Laercio Favarin, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) e os pesquisadores Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida e Ana Paula Neto.

Mais informações: (19) 3429-4249, site http://www.esalq.usp.br/visaoagricola, email visaoagricola@usp.br.

Scroll to top